Uso de la bicicleta como transporte alternativo: implicaciones de la cuestión cultural en la preservación del medio ambiente
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v25i60.2925Palabras clave:
accidentes de tránsito, ciclistas, movilidad urbana, sostenibilidadResumen
Fue analizada la cultura de la utilización de la bicicleta como medio de transporte en el municipio de Uberlândia. Se realizó el levantamiento de datos por medio de la observación de documentos e informaciones del Secretaría de Tráfico y Transportes, Universidad Federal de Uberlândia y Ayuntamiento local. También se aplicó un cuestionario electrónico, con participación de 109 ciclistas. La falta de infraestructura es un grave problema en el municipio, que posee cerca de 98.119 metros de ciclovías y tiene alto índice de accidentes que involucran a los ciclistas, lo que hace que la adhesión al uso de la bicicleta sea disminuida. Se concluye que la deficiencia de infraestructura cicloviaria ha ocasionado número elevado de accidentes. De esta forma, se acentuó la necesidad de discusiones sobre acciones que apunten a aumentar el uso de la bicicleta y la necesidad de implementar medidas para disminuir las ocurrencias de accidentes de tránsito involucrando a ciclistas.
Citas
ANDRADE, S.M.; MELLO, J.M.H.P. Características das vítimas por acidentes de transporte terrestre em município da Região Sul do Brasil. Revista de Saúde Pública, v.34, n.2, p. 149-156, 2000.
ANTP. ASSOCIAÇÃO NACIONAL E TRANSPORTES PÚBLICOS. Sistema de Informações da Mobilidade Urbana. Relatório Geral 2012, Julho/2014. Disponible em: <http://files-server.antp.org.br/_5dotSystem/dowload/dcmDocument/2014/08/01/CB06D67E-03DD-400E-8B86-D64D78AFC553.pdfml> Acesso em: 12 out. 2019.
ARAUJO, M.C.V. Estudo de caso: Levantamento do perfil dos usuários das ciclovias de três Regiões Administrativas do Distrito Federal [monografia]. Brasilia: Centro Universitário de Brasília – UniCEUB; 2016.
BACCHIERI, G.; GIGANTE, D.P.; ASSUNÇÃO, M.C. Determinantes e padrões de utilização da bicicleta e acidentes de trânsito sofridos por ciclistas trabalhadores da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v.21, n.5, p.1499-1508, 2005.
BASTOS, Y.G.L.; ANDRADE, S.M.; SOARES, D.A. Características dos acidentes de trânsito e das vítimas atendidas em serviço pré-hospitalar em cidade do Sul do Brasil, 1997/2000. Cadernos de Saúde Pública, v.21, n.3, p.815-822, 2005.
BIAZIN, D.T.; RODRIGUES, R.A. Perfil dos idosos que sofreram trauma em Londrina-Paraná. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v.43, n.3, p.602-608, 2009.
DORA, C.; PHILLIPS, M. Transport, environment and health, Copenhagen: WHO Regional Publications, European Series. 2000. Disponible em: <http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0003/87573/E72015.pdf> Acceso em: 20 nov. 2017.
GAWRYSZEWSKI, V. P. et al. Land transport injuries among emergency department visits in the state of São Paulo, in 2005. Revista de Saúde Pública, v.43, n.2, p.275-282, 2009.
IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais, Estimativas da população residente com data de referência 1º de julho de 2017. Disponible em: . Acceso em: 04 nov. 2019.
IPEA. INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Indicadores de mobilidade urbana da Pnad 2012. Brasília, 2013. (Comunicado do IPEA; n. 161). Disponible em: < http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/comunicado/131024_comunicadoipea161.pdf>. Acceso em: 05 nov. 2019.
PEZZUTO, C.C. Fatores que influenciam o uso de bicicleta [disertación]. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos/UFSCAR; 2002. 146 p.
PROVIDELO, J.K.; SANCHES, S.P. Percepções de indivíduos acerca do uso da bicicleta como modo de transporte. Revista Transportes, v. XVIII, n.2, p.53-61, 2010.
SIMONI, J.H. et al. Conflito entre pedestre e ciclovia: um estudo de caso da Avenida Mandacarú em Maringá – PR. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v.19, n.2, p.587-594, 2015.
SOUSA, C.A.M.; BAHIA, C.A.; CONSTANTINO, P. Análise dos fatores associados aos acidentes de trânsito envolvendo ciclistas atendidos nas capitais brasileiras. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n.12, p.3683-3690, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.