As dificuldades na readaptação de docentes nas atividades escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v29i73.4432

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Trabalho, Inclusão, Professores, Readaptação

Resumo

Muito tem-se preocupado com os profissionais da educação, em razão do aumento significativo de doenças desenvolvidas em decorrência de suas atividades escolares, o que pode ocorrer, como se verá neste trabalho, por diversos fatores existentes na própria atividade laboral deste profissional. Ocorre que a maior dificuldade existente está na inclusão desse profissional de volta ao mercado de trabalho, ou até mesmo na escola em que trabalha, pois as instituições de ensino não têm se adequado de forma suficiente a receber os readaptandos; com isso, questiona-se: as escolas estão preparadas para inclusão dos(as) docentes readaptados(as) em decorrência de doença desenvolvida no trabalho? Com base na pesquisa bibliográfica, documental e comparada, utilizando-se do método hipotético dedutivo, esta pesquisa se ocupará de demonstrar se há necessidade de inclusão dos profissionais da educação em decorrência de doença desenvolvida no trabalho, descrever o que é readaptação e constatar se a inclusão é garantia de direitos humanos.

Biografia do Autor

Antônio Leonardo Amorim, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), bolsista CAPES. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), bolsista CAPES. Especialista em Direito Penal e Processo Penal, pesquisador colaborador no projeto de pesquisa Cárcere e Fronteira. Professor do Curso de Direito da UFMS, Campus do Pantanal (CPAN), Cidade de Corumbá, MS.

Aldo Almeida Nunes Filho, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando em Direito Internacional e Comparado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Mestre e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordenador geral do Núcleo de Estudos em Tribunais Internacionais da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (NETI/USP). Membro da Academia Brasileira de Direito Internacional (ABDI). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional, Integração Regional e Direito Internacional dos Direitos Humanos. É advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo (OAB/SP).

Francisco Quintanilha Veras Neto, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Pós-Doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente, é professor titular da UFSC nas disciplinas de Filosofia do Direito e Teoria do Direito II. Professor permanente no Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da UFSC.

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Publicado

2024-12-05

Como Citar

Amorim, A. L., Nunes Filho, A. A. ., & Veras Neto, F. Q. . (2024). As dificuldades na readaptação de docentes nas atividades escolares. Multitemas, 29(73), 29–44. https://doi.org/10.20435/multi.v29i73.4432