Percepções sobre alimentação/nutrição com o uso do Instagram® por mulheres
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v29i72.4364Palavras-chave:
comportamento alimentar, rede social, promoção da saúde, Instagram®Resumo
As redes sociais proporcionam exposição de informações, com potencial para modificar comportamentos. O objetivo deste estudo foi descrever percepções sobre alimentação/nutrição com o uso do Instagram®. Trata-se de um estudo transversal, com amostra por conveniência, constituída por mulheres de 20 a < 60 anos. Foram investigadas variáveis sociodemográficas, hábitos alimentares relacionados com a rede social e antropometria. Os principais resultados foram: 23% das participantes alegaram seguir perfis sobre nutrição/alimentação todo dia, 25,7% toda semana e 32,7% de 2-3 vezes/mês; 89,4% declararam que a leitura desses conteúdos já motivou a realização de mudanças na alimentação (sempre e/ou de vez em quando), sendo o objetivo com maior percentual de respostas a saúde/qualidade de vida (44,2%); entretanto, o percentual que sempre busca conferir a veracidade das informações restringiu-se a 18,6%; 61,9% relataram que receitas influenciaram esporadicamente o preparo de refeições e 49,5% realizam as refeições sempre com distrações. Conclui-se que o Instagram® representa importante ferramenta para a disseminação de conteúdos sobre nutrição, com devida atenção para a veracidade das informações.
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