As dificuldades na readaptação de docentes nas atividades escolares
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v29i73.4432Palavras-chave:
Direitos Humanos, Trabalho, Inclusão, Professores, ReadaptaçãoResumo
Muito tem-se preocupado com os profissionais da educação, em razão do aumento significativo de doenças desenvolvidas em decorrência de suas atividades escolares, o que pode ocorrer, como se verá neste trabalho, por diversos fatores existentes na própria atividade laboral deste profissional. Ocorre que a maior dificuldade existente está na inclusão desse profissional de volta ao mercado de trabalho, ou até mesmo na escola em que trabalha, pois as instituições de ensino não têm se adequado de forma suficiente a receber os readaptandos; com isso, questiona-se: as escolas estão preparadas para inclusão dos(as) docentes readaptados(as) em decorrência de doença desenvolvida no trabalho? Com base na pesquisa bibliográfica, documental e comparada, utilizando-se do método hipotético dedutivo, esta pesquisa se ocupará de demonstrar se há necessidade de inclusão dos profissionais da educação em decorrência de doença desenvolvida no trabalho, descrever o que é readaptação e constatar se a inclusão é garantia de direitos humanos.
Referências
ARANTES, Delaíde Alves Miranda. Doença ocupacional e estabilidade no emprego. A saúde dos trabalhadores na Educação. In: PEREIRA, Jose Luciano de Castilho (Coord.). Direitos trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores no ensino privado. São Paulo: Ltr, 2008.
ARBEX, Ana Paula Santos; SOUZA, Katia Reis; MENDONÇA, André Luis Oliveira. Trabalho docente, readaptação e saúde: a experiência dos professores de uma universidade pública. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, p. 263-84, 2013.
BARBOSA. Maria do Socorro Xavier Travossos. Trabalho Decente, readaptação funcional e identidade: um estudo de Caso. 2014. TCC (Especialista em Clínica Psicodinâmica do Trabalho e Gestão do Estresse) – Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2014. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/9782/1/2014_MariadoSocorroXavierTravassosBarbosa.pdf. Acesso em: 7 jan. 2024.
BRASIL. Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 12 dez. 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8112cons.htm. Acesso em 07 de jan. de 2024.
CAMPO GRANDE. Decreto n. 13.568, de 11 de julho de 2018. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Diário Oficial de Campo Grande: Campo Grande, MS, 24 jul. 2018a. Disponível em: http://www.portal.capital.ms.gov.br/egov/downloadFile.php?id...id...diogrande. Acesso em: 7 jan. 2024.
CAMPO GRANDE. Decreto n. 13.570, de 23 de julho de 2018. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Diário Oficial de Campo Grande: Campo Grande, MS, 24 jul. 2018b. Disponível em: portal.capital.ms.gov.br/egov/downloadFile.php?id...id...diogrande. Acesso em: 7 jan. 2024.
DELGADO, Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 16. ed. São Paulo: LTr, 2017.
LUHMANN. Nicklas. Sociologia do Direito. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1983.
MARX, Karl; FRIEDRICH, Engels. Manifesto do partido comunista. São Paulo: Martin Claret, 2012.
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO [OIT]. Convenção 159: Reabilitação profissional e emprego de pessoas deficientes. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO TRABALHO, 63., Genebra. Anais [...]. Genebra: OIT, 1983. Disponível em: http://www.trtsp.jus.br/geral/tribunal2/LEGIS/CLT/OIT/OIT_159.html. Acesso em: 7 jan. 2024.
PIOVESAN. Flávia. Temas de Direitos Humanos. São Paulo: Saraiva, 2014.
VASCONCELLOS. Celso dos Santos. Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. São Paulo: Libertad, 1995.
VASCONCELLOS, Luiz Carlos Fadel de; AGUIAR, Luciene. Saúde do Trabalhador: necessidades desconsideradas pela gestão do sistema único de saúde. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 41, n. 113, p. 605-17, 8 abr. 2017.
WEBBER. Deise Vilma; VEGANI. Vanessa. A profissão de professor na sociedade de risco e a urgência por descanso, dinheiro e respeito no ambiente laboral. In: ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI, 19., Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: CONPEDI, 2010. Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/fortaleza/3122.pdf. Acesso em: 7 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Antônio Leonardo Amorim, Aldo Almeida Nunes Filho, Francisco Quintanilha Veras Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.