Educação ambiental e movimento escoteiro em Mato Grosso do Sul: interfaces e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v29i72.4311

Palavras-chave:

Educação Ambiental em Mato Grosso do Sul, Educação Ambiental crítica, Educação Ambiental e movimento escoteiro

Resumo

O artigo desta pesquisa investiga as redes e experiências de Educação Ambiental não formal do movimento escoteiro em Mato Grosso do Sul. Neste sentido, a pergunta chave do problema de pesquisa indaga se é possível avaliar de forma qualitativa a incorporação das práticas de educação ambiental sob a perspectiva da Educação Ambiental Crítica, por meio dos grupos atuantes no referido estado. Através de pesquisa empírica, por meio da técnica de entrevista semiestruturada, analisou-se qualitativamente o contexto em que está inserida a educação ambiental não formal no movimento escoteiro, por meio dos recortes, das redes e das experiências reveladas pelos coordenadores dos grupos investigados.

Biografia do Autor

Verônica Maria Bezerra Guimarães, Universidade federal da Grande Dourados (UFGD)

Pós-doutoranda em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Direito Público pela UFPE. Professora associada nos cursos de graduação e no mestrado em Fronteiras e Direitos Humanos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e no mestrado de Direitos Humanos da UFPE. Líder do Grupo de Pesquisa Ecofenomenologia, Ciência da Sustentabilidade e Direito.

Carolina Lie Okazachi Ferreira, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Graduanda em Gestão Ambiental pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Bolsista de Iniciação Científica Capes/UFGD. Integrante dos Projetos de Pesquisa: Educação Ambiental Crítica e Direitos da Natureza e Economia das Mudanças Climáticas. Membro do Grupo de Pesquisa Ecofenomenologia, Ciência da Sustentabilidade e Direito.

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Publicado

2024-10-03

Como Citar

Guimarães, V. M. B. ., & Ferreira, C. L. O. . (2024). Educação ambiental e movimento escoteiro em Mato Grosso do Sul: interfaces e desafios. Multitemas, 29(72), 103–121. https://doi.org/10.20435/multi.v29i72.4311