A importância das multimodalidades linguísticas no ensino da educação fiscal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v29i72.4162

Palavras-chave:

multimodalidades linguísticas, comunicação, educação fiscal

Resumo

Este artigo apresenta a importância das multimodalidades linguísticas no ensino da Educação Fiscal como ferramenta de cidadania, comunicação, conscientização e relevância da introdução ao assunto logo nos primeiros anos da Educação Básica, pincelando sobre uma resistência no início do uso das HQs em sala de aula, abordando a popularidade da História em Quadrinho como exemplo multimodal, suas características e como ela funciona em conjunto com o ensino da Educação Fiscal no contexto educacional. Na sequência, destaca-se o ensino da Educação Fiscal nas escolas, finalizando com exemplos aplicados nos estados de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, discorrendo sobre os projetos em andamento sobre o tema.

Biografia do Autor

Carlos Antunes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutor e mestre em Ciências da Educação pela Universidad Técnica de Comercialización y Desarrollo (UTCD), PY/Asunción. Fiscal tributário da Receita Estadual da Secretaria de Estado de Fazenda de MS. Graduado em Administração e Comércio Exterior pela Universidade Paulista (UNIP). Atualmente responsável pelo Programa Estadual de Educação Fiscal, atua como chefe da Unidade de Educação Fiscal/Nota MS Premiada. Conselheiro do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), integrante do grupo de trabalho do Programa Nacional de Educação Fiscal, compõe a comissão especial do Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil (PROFISCO).

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Publicado

2024-10-03

Como Citar

Antunes, C. R. (2024). A importância das multimodalidades linguísticas no ensino da educação fiscal. Multitemas, 29(72), 59–77. https://doi.org/10.20435/multi.v29i72.4162