Política de educação superior e a interiorização das universidades estaduais

Autores

  • Mariluce Bittar Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS
  • Sidinéa Cândida Faria Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Campo Grande, MS

Palavras-chave:

políticas educacionais, educação superior, universidades estaduais.

Resumo

Este artigo analisa o processo de interiorização das universidades estaduais, no contexto das políticas públicas de educação superior no Brasil e a democratização desse nível de ensino, por meio da ampliação do acesso. Privilegia-se a especificidade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, refletindo sobre sua contribuição para a ampliação da oferta de vagas públicas na educação superior em Mato Grosso do Sul. Pretende-se responder de que forma o processo de interiorização possibilita a democratização da educação superior. Para a análise, foram utilizados dados do Censo da Educação Superior (INEP/MEC) e pesquisas bibliográfica e documental. Os resultados mostram o crescimento do segmento estadual pós-LDB/1996, a interiorização e a expansão do setor público para municípios distantes dos grandes centros, possibilitando o acesso de jovens que não podem arcar financeiramente com os custos da educação superior nas grandes cidades. Conclui-se que esse segmento exerce papel importante na ampliação de oportunidades educacionais especialmente pelo viés público.

 

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Publicado

2015-12-14

Como Citar

Bittar, M., & Faria, S. C. (2015). Política de educação superior e a interiorização das universidades estaduais. Multitemas. Recuperado de https://interacoesucdb.emnuvens.com.br/multitemas/article/view/253

Edição

Seção

Artigos