Política de educação superior e a interiorização das universidades estaduais
Keywords:
políticas educacionais, educação superior, universidades estaduais.Abstract
Este artigo analisa o processo de interiorização das universidades estaduais, no contexto das políticas públicas de educação superior no Brasil e a democratização desse nível de ensino, por meio da ampliação do acesso. Privilegia-se a especificidade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, refletindo sobre sua contribuição para a ampliação da oferta de vagas públicas na educação superior em Mato Grosso do Sul. Pretende-se responder de que forma o processo de interiorização possibilita a democratização da educação superior. Para a análise, foram utilizados dados do Censo da Educação Superior (INEP/MEC) e pesquisas bibliográfica e documental. Os resultados mostram o crescimento do segmento estadual pós-LDB/1996, a interiorização e a expansão do setor público para municípios distantes dos grandes centros, possibilitando o acesso de jovens que não podem arcar financeiramente com os custos da educação superior nas grandes cidades. Conclui-se que esse segmento exerce papel importante na ampliação de oportunidades educacionais especialmente pelo viés público.
References
BITTAR, Mariluce; ALMEIDA, Carina Elisabeth Maciel de; VELOSO, Tereza Christina Mertens Aguiar. Ensino noturno e expansão do acesso de estudantes-trabalhadores à educação superior. In: BITTAR, Mariluce; OLIVEIRA, João Ferreira de; MOROSINI; Marília Costa. (Orgs.). Educação Superior no Brasil – 10 anos pós-LDB. Brasília: INEP, 2008. p. 89-110. (Coleção INEP 70 anos, v. 2).
BITTAR, Mariluce; OLIVEIRA, João Ferreira de; MOROSINI; Marília Costa. (Orgs.). Educação Superior no Brasil – 10 anos pós-LDB. Brasília: INEP, 2008.
BITTAR, Mariluce; RODRIGUEZ, Margarita Victoria; ALMEIDA, Carina Elisabeth Maciel de. Educação superior em Mato Grosso do Sul: 1991-2004. In: RISTOFF, Dilvo;
GIOLO, Jaime (Orgs.). Educação superior brasileira 1991-2004. Mato Grosso do Sul. Brasília: MEC/INEP, 2006, p. 23 a 74.
FRANCO, Maria Estela Dal Pai et al. Expansão da educação superior e arquiteturas acadêmicas: tensões e desafios. Série-Estudos – Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, n. 30, jul./dez. 2010, p. 117-165.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo da Educação Superior – evolução 1980-2007, 2008. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/censo-da-educacao-superior/evolucao-1980-a-2007>. Acesso em: 16 jun. 2013.
______. Censo da Educação Superior 2009: Resumo Técnico. Brasília: MEC/Inep/Deaes, 2010. Disponível em: <http://inep.gov.br/download/superior/censo/2009/resumo_técnico2009.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2013.
______. Censo da Educação Superior 2009: Sinopse. Brasília: MEC, 2010. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/superior/censosuperior/sinopse/defaultasp>. Acesso em: 18 set. 2011.
MANCEBO, Deise. Reforma da educação superior: o debate sobre a igualdade no acesso. In: BITTAR, Mariluce; OLIVEIRA, João Ferreira de; MOROSINI; Marília Costa (Orgs.). Educação Superior no Brasil – 10 anos pós-LDB. Brasília: INEP, 2008. p. 55-70. (Coleção INEP 70 anos, v. 2).
MATO GROSSO DO SUL. Lei n. 2.791, de 30 de dezembro de 2003. Plano Estadual de Mato Grosso do Sul. Secretaria Estadual de Educação (SEE). Disponível em: <http://www.ms.gov.br>. Acesso em: 29 abr. 2011.
PEIXOTO, Maria do Carmo de Lacerda. Inclusão social na educação superior. In: Série-Estudos – Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, n. 30, p. 236-266, jul./dez. 2010.
RELATÓRIO. Comissão Própria de Avaliação (CPA) - UEMS ciclo 2008 a 2010, julho de 2011. Disponível em: <www.uems.br>. Acesso em: 20 out. 2012.
RISTOFF, Dilvo. Educação superior no Brasil – 10 anos pós-LDB: da expansão à democratização. In: BITTAR, Mariluce; OLIVEIRA, João Ferreira de; MOROSINI, Marília Costa (Org.). Educação Superior no Brasil – 10 anos pós-LDB. Brasília: INEP, 2008. p. 39-50. (Coleção Inep. 70 anos, v. 2).
SGUISSARDI, Valdemar. O desafio da educação superior no Brasil: quais são as perspectivas? In: Universidade brasileira no século XXI. São Paulo: Cortez, 2009. p. 15-54.
Sites:
http://www.uems.br/portal/historia.php. Acesso em: 23 maio 2013.
http://www.uems.br/portal/perfil.php. Acesso em: 23 maio 2013.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.