Do empoderamento ao desempoderamento: o indivíduo como protagonista do desenvolvimento local
DOI:
https://doi.org/10.20435/727Palabras clave:
empoderamento, participação, desenvolvimento.Resumen
A presente pesquisa é fruto de reflexões oriundas de revisão bibliográfica acerca da formação pessoal e social da pessoa humana, do desenvolvimento local e do empoderamento e desempoderamento do ser humano e relaciona-se ao Grupo de pesquisa em Patrimônio Cultural, Direito e Diversidades. Tem como objetivo desenvolver um estudo de natureza teórica, situando a origem dos termos e as perspectivas diversas ligadas às ações empoderadoras e desempoderadoras, de modo que a conclusão do estudo recai sobre a importância do (des) empoderamento do indivíduo ao processo desenvolvimentista, com ações positivas e/ou negativas ao desenvolvimento social, familiar e educacional de grupos ou indivíduos engajados na melhoria do nível de qualidade de vida.Citas
ÁVILA, Vicente Fideles de. Pressupostos para formação educacional em desenvolvimento local. Interações – Revista internacional de Desenvolvimento Local, Campo Grande, MS, v. 1, n. 1, set. 2000. Disponível em: <http://site.ucdb.br/public/downloads/9083-vol-1-n-1-set-2000.pdf>. Acesso em: 11 maio 2015.
BAQUERO, Rute Vivian Angel. Empoderamento: instrumento de emancipação social? – uma discussão conceitual. Revista Debates, Porto Alegre, RS, v. 6, n. 1, p. 173-187, jan./abr. 2012.
BEE, Helen. A criança em desenvolvimento. Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. 7. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
BERGE, André. A criança, hoje. Tradução de Teresa de Araújo Penna. Rio de Janeiro: Agir, 1977.
BERGER, Peter L.; BERGER, Brigitte. Socialização: como ser um membro da sociedade. In: FORACCHI, Marialice Mencarini; MARTINS, José de Souza. Sociologia e sociedade: leituras e introdução à sociologia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977. Disponível em: <http://pedagogia-uel.blogspot.com.br/2012/03/texto-01-de-sociologia-socializacao.html>. Acesso em: 20 abr. 2015.
BRAGA, Laurie. Aprendendo e crescendo. Tradução de Maria Elisa Mascarenhas. São Paulo: Saraiva, 1978.
CARDOSO, E. A. Os prefixos negativos: criação e expressividade na poesia de Drummond. Filologia e Lingüística Portuguesa, São Paulo, n. 8, p. 11-22, 2006.
COLE, Michael; COLE, Sheila R. O desenvolvimento da criança e do adolescente. Tradução de Magda França Lopes. 4. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
GONZALEZ, Román Rodrigues. La escala local del desarrollo – definición y aspectos teóricos. Revista de Desenvolvimento Econômico, Salvador, BA, ano 1, n. 1, 1998.
HAESBART, R. Dos múltiplos territórios à multiterritorialidade. Porto Alegre, RS, 2004. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/petgea/Artigo/rh.pdf>. Acesso em: 1º out. 2014.
KLEBA, Maria Elisabeth; WENDAUSEN, Agueda. Empoderamento: processo de fortalecimento dos sujeitos nos espaços de participação social e democratização política. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 733-743, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v18n4/16.pdf>. Acesso em: 14 maio 2015.
OSÓRIO, Luiz Carlos. Família hoje. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.
RAPPAPORT, Julian. Terms of empowerment/exemplars of prevention: toward a theory for community psychology. American Journal of Community Psychology, v. 15, n. 2, 1987. Disponível em: <http://www.new-gallery-of-art.com/pdf/antioch/6.%20Rappaport%20(1987).pdf>. Acesso em: 14 maio 2015.
SANTOS, Milton. Por uma geografia nova. São Paulo: Hucitec/Edusp, 1978.
______. Metamorfoses do espaço habitado. 3. ed. São Paulo: Hucitec, 1994.
SETTON, Maria da Graça Jacintho. A particularidade do processo de socialização contemporâneo. Tempo Social, v. 17, n. 2, p. 335-350, nov. 2005.
SILVA, Carmen; MARTINEZ, María Loreto. Empoderamiento: proceso, nivel y contexto. Psykhe, Santiago, Chile, v. 13, n. 2, nov. 2004 . Disponível em: <http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-22282004000200003&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 14 maio 2015.
SOUZA, Solange Jobim. Infância e linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Campinas, SP: Papirus, 1997.
TABOSA, Francisco José Silva et al. A importância do capital social e da solidariedade para o desenvolvimento local: um estudo de caso. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL-SOBER. 2004, 8p. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/5327/1/2004_eve_miomayorgaai.pdf>. Acesso em: 10 maio 2015.
TEIXEIRA, Mirna Barros. Empoderamento de idosos em grupos direcionados à promoção da saúde. 2002. 144f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Rio de Janeiro, 2002.
VASCONCELOS, Eduardo Mourão. O poder que borta da dor e da opressão: empowerment, sua história, teorias e estratégias. São Paulo: Paulus, 2003.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.