Proposta para Implantação de Sistema de Gerência de Pavimento em Vias Urbanas no Município de Campo GrandeMS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v24i58.2626

Palabras clave:

Sistema de Gerência de Pavimento. Pavimentação Asfáltica. Gestão Pública.

Resumen

O objetivo desta pesquisa é propor a implantação do Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) em vias urbanas específicas de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, comprovando se tratar de uma ferramenta essencial para gestão viária e de fácil aplicabilidade. Para desenvolver esta proposta, foi realizado o procedimento de análise dos defeitos nos pavimentos em uma área-piloto do município de Campo Grande, utilizando os padrões fornecidos pelo Pavement Condition Index (PCI), conforme norma ASTM D-6433. As vias dentro da área-piloto foram divididas em seções, conforme o sentido do tráfego, e analisadas individualmente. Após a realização dos levantamentos de campo e do tratamento estatístico dos dados, concluiu-se que, embora haja adversidades (ausência de memória técnica das vias) para sua implantação, o Sistema de Gerência de Pavimentos possui uma atuação prática e eficaz. Os dados resultantes dos estudos colaboraram no encaminhamento de soluções, gerando propostas de qualidade técnica superiores às adotadas com custos abaixo do usual.

Biografía del autor/a

José Carlos Taveira, UCDB

Possui Graduação em Engenharia Civil pela UFMS (1993), Graduação em Matemática pela UCDB (2008), Graduação em Pedagogia pela FUCMAT (1994), Especialização em Matemática pela FAL-SP (1996), Mestrado em Matemática - Estatística pela UNESP (1998) e Doutorado em Desenvolvimento Local pela UCM - Madri/Espanhã (2005), revalidado pela UFRGS (2009). Atualmente é Prefeito do Campus da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, em Campo Grande-MS, professor de Graduação no Curso de Engenharia Civil, além de professor colaborador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Desenvolvimento Local (PPGDL), também na UCDB. Atua principalmente nos temas: Inovação em materiais de Construção Civil,, Engenharia Social, Segurança do Trabalho e Estatística.

Danilo Keniti Nais Inoue, UCDB

Acadêmico do Curso de Engenharia Civil pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com conclusão prevista para dezembro de 2019. Atualmente, é voluntário da LATRAN – Laboratório de Transportes da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e trabalha como estagiário da empresa EGETRA – Engenharia de Transportes Ltda, desde 2015.

José Roberto Franco Marques, EGETRA

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (1997) e Mestrado em Infra-estrutura de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (2002). Especialista em restauração de pavimentos, hidrologia e drenagem e supervisão de obras rodoviárias. Atuou como professor da Universidade Anhanguera - Uniderp entre 2005 e 2016. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Rodovias; Projeto e Construção. Atualmente é sócio-diretor da empresa EGETRA Engenharia Ltda., especializada em projetos e consultoria em Infraestrutura de Transporte e Infraestrutura Urbana, além de professor da disciplina de Estradas, no Curso de Graduação em Engenharia Civil na Universidade Católica Dom Bosco – UCDB.

Citas

ASTM INTERNATIONAL. Standard practice for roads and parking lots pavement condition index surveys. D-6433-07. USA: American Society for Testing and Materials, 2007.

SHAHIN, M. Y.; KHON, S. D. Development of a pavement condition rating procedure for roads, streets and parking lots. Distress Identification Manual. CERL-TR-M-268. U.S. Army, 1979. v. 1; 2.

Publicado

2019-12-16

Cómo citar

Taveira, J. C., Nais Inoue, D. K., & Marques, J. R. F. (2019). Proposta para Implantação de Sistema de Gerência de Pavimento em Vias Urbanas no Município de Campo GrandeMS. Multitemas, 24(58), 25–44. https://doi.org/10.20435/multi.v24i58.2626