O <i>design</i></p> da cadeira de rodas infantil e o processo de exclusão/inclusão social: uma revisão integrativa da literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v24i56.1969

Palabras clave:

cadeira de rodas, deficiência infantil, inclusão social, lúdico

Resumen

Tendo em vista a contribuição do design no desenvolvimento das Tecnologias Assistivas (TAs), propõe-se neste artigo uma revisão integrativa da literatura. O objetivo geral é verificar na literatura brasileira os artigos que versam sobre processo de exclusão-inclusão social, cadeira de rodas, aspectos lúdicos e saúde dos usuários de cadeira de rodas infantil. Serão analisados artigos e produções científicas disponíveis no período de 2007 a 2017, na base de dados da CAPES, com as seguintes palavras chave: cadeira de rodas, crianças, aspectos lúdicos e inclusão social. Este levantamento permitiu a identificação de lacunas e o incentivo para novos estudos, tal como a pertinência em avançar em pesquisas minuciosas que venham a contemplar o público infantil no redesenho da cadeira de rodas, visando à inclusão social, considerando os parâmetros ergonômicos necessários para o reprojeto e dando destaque para os aspectos lúdicos da infância.


Biografía del autor/a

Camila Dalsin, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul

Bacharela em Moda e Mestranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/BR). Bolsista PROSUC / CAPES.

Bruna Haubert, Instituição: Universidade Feevale Cidade: Novo Hamburgo Estado: Rio Grande do Sul País: Brasil

Graduanda em Design pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/BR).

Jacinta Sidegum Renner, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora em Engenharia de Produção com ênfase em Ergonomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (Porto Alegre/BR). Docente no PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/BR).

Claudia Schemes, Instituição: Universidade Feevale Cidade: Novo Hamburgo Estado: Rio Grande do Sul País: Brasil

Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Docente no PPG em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/BR).

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Publicado

2019-06-06

Cómo citar

Dalsin, C., Haubert, B., Sidegum Renner, J., & Schemes, C. (2019). O <i>design</i></p> da cadeira de rodas infantil e o processo de exclusão/inclusão social: uma revisão integrativa da literatura. Multitemas, 24(56), 59–80. https://doi.org/10.20435/multi.v24i56.1969