Por que Pais Humanos merecem o Dia dos Pais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v24i57.1964

Palabras clave:

Evolução Humana, Parentalidade, Primatologia

Resumen

Não resta dúvida de que existem vários aspectos na humanidade que a torna única no reino animal, e os pais são um desses aspectos. O fenômeno de pais que desempenham papéis relevantes no desenvolvimento da prole é incrivelmente raro entre mamíferos -, de fato, estudos revelam que isto acontece em algo em torno de 5% das espécies mamíferas. Pais humanos são um enigma científico, afirma o cientista David C. Leary. Em seu livro relações familiares (Family Relationships), ele afirma: “Parentalidade masculina é altamente não usual quando consideramos que os machos, em pelo menos 95% das espécies de mamíferos, incluindo duas bastantes próximas dos humanos, que são, chimpanzés [Pan troglodytes] e Bonobos [Pan paniscus], não participam na parentalidade”. (...)

 

Biografía del autor/a

Laércio Fidelis Dias, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor doutor na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Graduação e Pós-graduação, nos campi de Marília e Botucatu. Pesquisador na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Saúde, Teoria Antropológica, Antropologia Filosófica, atuando nos seguintes temas: etnomedicina, itinerário terapêutico, transição da saúde, bebidas alcoólicas, antropologia e literatura.

Citas

MAROPENG AND STERKFONTEIN CAVES. Why Homo sapiens fathers deserve Father´s Day. Maropeng, jun. 2014. Disponível em: http://www.maropeng.co.za/news/entry/why-homo-sapiens-fathers-deserve-fathers-day. Acesso em: maio 2018.

Publicado

2019-08-16

Cómo citar

Dias, L. F. (2019). Por que Pais Humanos merecem o Dia dos Pais. Multitemas, 24(57), 273–279. https://doi.org/10.20435/multi.v24i57.1964

Número

Sección

Traduções