CULTIVO DE Oreochromis niloticus EM SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO DE ÁGUA ASSOCIADO AO FITOTRATAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v23i55.1896Palabras clave:
biotratamento, amônia, conversão alimentarResumen
O desafio para o sistema fechado de criação de peixes é garantir a qualidade da água, assim o presente estudo avaliou um sistema de tratamento biológico utilizando macrófitas aquáticas associado a um tanque de cultivo intensivo de Oreochromis niloticus, em sistema fechado. O experimento foi realizado em duas repetições de 105 dias e de 152 dias e mediu-se o oxigênio dissolvido, a temperatura, o pH, a amônia total, a amônia não ionizada e o nitrito. Todos os parâmetros se mantiveram dentro dos limites ideais de cultivo, no entanto a conversão alimentar aparente foi de 3,23 Kg/Kg de peixe no primeiro manejo e de 4,48Kg\Kg de peixe no segundo. O baixo ganho de biomassa está relacionado as baixas temperaturas dos dois períodos de cultivo. O tratamento biológico se mostrou eficiente controlando os parâmetros considerados importantes no cultivo de peixes e indicasse a utilização deste sistema de baixo custo de operação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.