A aplicabilidade e eficácia das oficinas de pesquisa e produção textual na iniciação científica
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v23i55.1868Palabras clave:
Iniciação científica, Oficinas textuais e formais, Pesquisa,Resumen
Este artigo tem como foco a aplicabilidade e eficácia das oficinas de pesquisa e produção textual na iniciação científica em uma universidade privada confessional. Objetivou-se pesquisar o papel docente e discente nessas ações pedagógicas, norteado pelas seguintes problemáticas: Por que um número considerável de alunos encontra dificuldades na elaboração de textos científicos? Qual o papel dos docentes e discentes nesse contexto? Quais são as práticas textuais discursivas necessárias? Nesse contexto, é importante destacar a relevância do docente nas ações desenvolvidas frente aos alunos nas oficinas oferecidas, ainda que estes possam demonstrar dificuldades tanto na capacidade leitora como também na elaboração das produções textuais exigidas na iniciação científica. Dessa forma, foi possível obter resultados que nos demonstraram o motivo das dificuldades dos discentes e como podem dirimir esses obstáculos, bem como a importância das oficinas de pesquisa e produção textual na iniciação científica.
Citas
DORSA, A. C. O texto científico e suas práticas discursivas na universidade: dificuldades e possibilidades. Anais do SILEL, Uberlândia, v. 2, n. 2, 2011.
MAINGUENEAU, D. Novas tendências em análise do discurso. 3. ed. Tradução de Freda Indursky. Campinas, SP: Pontes, 1997.
OLIVEIRA, E. F. Letramento Acadêmico: principais abordagens sobre a escrita dos alunos no ensino superior. In: ENCONTRO MEMORIAL - ICHS, 2., 11-13 nov. 2009, Mariana. Anais... Mariana: UFOP, 2009.
RAMIRES, V. Gêneros textuais e relações de poder na comunidade acadêmica. Revista do GEL, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 129-47, 2007.
SCORSOLINI-COMIN, F. Guia de Orientação para Iniciação Científica. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
SIMÕES, D. M. P. A produção de textos acadêmicos. In: SIMÕES, D. M. P.; HENRIQUES, C. C. (Org.). A redação de trabalhos acadêmicos: teoria e prática. Rio de Janeiro: Ed. da UERJ, 2002 .
TENORIO, M. P.; BERALDI, G. Iniciação científica no Brasil e nos cursos de medicina. Revista da Associação Medica Brasileira, São Paulo, v. 56, n. 4, 2010.
VON ZUBEN, N. A. A relevância da iniciação científica na universidade. Pro-posições, Campinas, v. 6, n. 2, p. 5-18, mar. 2016
Descargas
Archivos adicionales
- Gráfico 1. Principal papel da universidade frente aos alunos de IC (Português (Brasil))
- Gráfico 2. Como o orientando ingressou na IC (Português (Brasil))
- Gráfico 3. Tempo de participação na IC (Português (Brasil))
- Gráfico 4. Gêneros textuais e a dificuldade dos acadêmicos (Português (Brasil))
- Questionário aplicado (Português (Brasil))
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.