Utilizando a equoterapia como ferramenta psicopedagógica para crianças com necessidades educativas especiais
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v23i55.1843Palabras clave:
equoterapia, autismo, necessidades educativas especiais.Resumen
A Equoterapia favorece o desenvolvimento da capacidade de manter a atenção e concentração, estabelecer vínculos afetivos e a autoconfiança dos indivíduos que a praticam, assumindo caráter de suma importância, se aliada ao processo pedagógico de crianças com distúrbios de aprendizagem diversos. Esta prática representa uma nova possibilidade terapêutica, que influencia positivamente no processo ensino aprendizagem, promovendo a inserção de crianças que apresentam alguma dificuldade, seja ela falta de atenção, memória, raciocínio, dislexia, disgrafia, dentre outras. Este estudo objetivou utilizar a Equoterapia como ferramenta psicopedagógica para crianças com Transtorno do Espectro Autista, melhorando o desempenho escolar e contribuindo com o aprendizado e convívio social do praticante. A Equoterapia auxilia na melhora das relações sociais das crianças autistas na escola, observado na relação tanto com colegas quanto professores, o que indiretamente contribui para melhor rendimento escolar do praticante. Também foram observados benefícios com relação a motricidade, comunicação verbal e interação social.
Citas
ANDRADE, G.P.S.; CUNHA, M.M. A Importância da Equoterapia como Instrumento de Apoio no Processo de Ensino e Aprendizagem de Crianças Atendidas nesta Modalidade Terapêutica. Revista Eventos Pedagógicos, v.5, n.2 (11. ed.), número regular, p. 132 - 142, jun./jul. 2014.
AJZENMAN, H.F.; STANDEVEN, J.W.; SHURTLEFF, T.L. Effect of hippotherapy on motor control, adaptive behaviors, and participation in children with autism spectrum disorder: a pilot study. Am J Occup Ther., v.67, n.6, p. 653-663, Nov.-Dec., 2013.
ANDERSON, S.; MEINTS, K. Brief Report: The Effects of Equine-Assisted Activities on the Social Functioning in Children and Adolescents with Autism Spectrum. J Autism Dev Disord., v. 46, n.10, p. 3344-3352, Oct., 2016.
BASS, M.M.; DUCHOWNY C.A.; LLABRE, M.M. The effect of therapeutic horseback riding on social functioning in children with autism. J. Autism. Dev Disord., v.39, n.9, p. 1261-1267, Sep., 2009.
BENDER, D.D.; GUARANY, N.R.. Efeito da equoterapia no desempenho functional de crianças e adolescentes com autismo. Rev. Terap. Ocup. USP, v.27, n.3, p.271-277, Set., Dez., 2017.
BORGI, M.; LOLIVA, D.; CERINO, S.; CHIAROTTI F.; VENEROSI, A.; BRAMINI, M.; NONNIS, E.; MARCELLI, M.; VINTI, C.; DE SANTIS, C.; BISACCO, F.; FAGERLIE, M.; FRASCARELLI, M.; CIRULLI, F. Effectiveness of a Standardized Equine-Assisted Therapy Program for Children with Autism Spectrum Disorder. J Autism Dev Disord., v. 46, n.1., p 1-9, Jan., 2016.
BORIONI, N.; MARINARO, P.; CELESTINI, S.; DEL SOLE, F.; MAGRO, R.; ZOPPI, D.; MATTEI, F.; DALL' ARMI, V.; MAZZARELLA, F.; CESARIO, A.; BONASSI, S. Effect of equestrian therapy and onotherapy in physical and psycho-social performances of adults with intellectual disability: a preliminary study of evaluation tools based on the ICF classification. Disabil Rehabil. V.34, n.4, p. 279-287, Out., 2012.
CERINO, S.; BORGI, M.; FIORENTINI, I.; CORREALE, C.; LORI, A.; CIRULLI, F. Equine-Assisted Intervention in a child diagnosed with autism spectrum disorder: a case report. Riv Psichiatr., v.51, n.6, p. 270-274, Nov.-Dec., 2016.
CHAMPAGNE, D.; CORRIVEAU, H.; DUGAS, C. Effect of Hippotherapy on Motor Proficiency and Function in Children with Cerebral Palsy Who Walk. Phys Occup Ther Pediatr. v. 37, n. 1, p. 51-63, Feb., 2017.
COELHO, L.C. A Equoterapia como um instrumento de reeducação psicomotora. 2007. 40p., Monografia (Especialização em Psicomotricidade) – Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2007.
CUYPERS, K.; DE RIDDER, K.; STRANDHEIM, A. The effect of therapeutic horseback riding on 5 children with attention deficit hyperactivity disorder: a pilot study. J Altern Complement Med., v.17, n.10, p. 901-908, Oct., 2011.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. - Handbook of qualitative research. London, Sage Publication, 1994. 643
FERREIRA, C. A. M. & THOMPSON, R. (Orgs.). (2002). Imagem e Esquema Corporal. São Paulo: Lovise.
FRANK, A.; MCCLOSKEY, S.; DOLE, R.L. Effect of hippotherapy on perceived self-competence and participation in a child with cerebral palsy. Pediatr Phys Ther., v. 23, n.3, p. 301-308, 2011.
GABRIELS, R.L.; PAN, Z.; DECHANT, B.; AGNEW, J.A.; BRIM, N.; MESIBOV, G. Randomized Controlled Trial of Therapeutic Horseback Riding in Children and Adolescents With Autism Spectrum Disorder. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry., v. 54, n.7, p. 541-549, Jul., 2015.
HAMILL, D.; WASHINGTON, K.A.; WHITE, O.R. The effect of hippotherapy on postural control in sitting for children with cerebral palsy. Phys Occup Ther Pediatr., v. 27, n.4, p. 23-42, 2007.
HARRIS, A.; WILLIAMS, J.M. The Impact of a Horse Riding Intervention on the Social Functioning of Children with Autism Spectrum Disorder. Int J Environ Res Public Health., v 14, n.7, Jul., 2017.
HOLM, M.B.; BAIRD, J.M.; KIM, Y.J.; RAJORA, K.B.; D'SILVA, D.; PODOLINSKY, L.; MAZEFSKY, C.; MINSHEW, N. Therapeutic horseback riding outcomes of parent-identified goals for children with autism spectrum disorder: an ABA' multiple case design examining dosing and generalization to the home and community. J. Autism Dev. Disord., v.44, n.4, p. 937-947, Apr, 2014.
JANG, C.H.; JOO, M.C.; NOH, S.E.; LEE, S.Y.; LEE, D.B. LEE, S.H.; KIM, H.K.; PARK, H.I. Effects of Hippotherapy on Psychosocial Aspects in Children With Cerebral Palsy and Their Caregivers: A Pilot Study. Ann Rehabil Med., v.40, n.2, p. 230-236, Apr., 2016.
KWON, J.Y.; CHANG, H.J.;YI, S.H.;LEE, J.Y.;SHIN, H.Y.; KIM, Y.H. Effect of hippotherapy on gross motor function in children with cerebral palsy: a randomized controlled trial. J Altern Complement Med., v.21, n.1, p. 15-21, Jan., 2015.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. - Fundamentos de metodologia científica. 4.ed., São Paulo, Atlas, 2001. 288p.
LANNING, B.A.; BAIER, M.E.; IVEY-HATZ, J.; KRENEK, N.; TUBBS, J.D. Effects of equine assisted activities on autism spectrum disorder. J Autism Dev Disord., v.44, n.8, p. 1897-1907, Aug., 2014.
LLAMBIAS, C.; MAGILL-EVANS, J.; SMITH, V.; WARREN, S. Equine-Assisted Occupational Therapy: Increasing Engagement for Children With Autism Spectrum Disorder. Am J Occup Ther., v.70, n.6, p. 1-9, Nov/Dec., 2016.
MINAYO, M. C. S. (org.) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 2002. Petrópolis, Vozes.
MORAES, A.G.; COPETTI, F.; ANGELO, V.R.; CHIAVOLONI, L.L.; DAVID, A.C. The effects of hippotherapy on postural balance and functional ability in children with cerebral palsy. J Phys Ther Sci., v.28, n.8, p. 2220-2226, Aug., 2016.
O'HAIRE, M.E. Animal-assisted intervention for autism spectrum disorder: a systematic literature review. J Autism Dev Disord., v. 43, n. 7, p. 1606-1622, Jul., 2013.
PARK E.S.; RHA D.W.; SHIN J.S.; KIM S.; JUNG S. Effects of hippotherapy on gross motor function and functional performance of children with cerebral palsy. Yonsei Med J., v. 55, n. 6, p. 1736-1742, Nov., 2014.
PETERS, B.C.M.; WOOD, W. Autism and Equine-Assisted Interventions: A Systematic Mapping Review. Autism Dev Disord , v.47, p. 3220–3242, 2017.
PETTY, J.D.; PAN, Z.; DECHANT, B.; GABRIELS, R.L. Therapeutic Horseback Riding Crossover Effects of Attachment Behaviors with Family Pets in a Sample of Children with Autism Spectrum Disorder. Int J Environ Res Public Health. V. 14, n.3, Mar., 2017.
PRESTES, D.B.; WEISSB, S.; ARAÚJO, J.C.O. A equoterapia no desenvolvimento motor e autopercepção de escolares com dificuldade de aprendizagem. Ciências e Cognição, v. 15, n. 3, p. 192-203, Dez., 2010.
RODRIGUES, P. O.; COSTA, J.B.O. Equoterapia e Aprendizagem da Criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperetividade: Um Estudo de Caso. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 21 a 24 de outubro, 2013.
SILVA, C.H.; GRUBITS, S. Discussão sobre o efeito positivo da equoterapia em crianças cegas. PSIC - Revista de Psicologia da Vetor Editora, Vol. 5, nº.2, P. 6-13, 2004.
SILVA, A. S.; BECKER, M. D.; MARTEL, S.; PERANZONI, V.C. Benefícios da Equoterapia para alunos com Déficit de Atenção e Hiperatividade. In: XVII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unicruz, Nov., 2012.
SOUZA, M. B.; SILVA, P..L.N. Equoterapia no tratamento do transtorno do espectro autista. Rev. Ciênc. Conhecimento, v. 9, n. 1, 2015.
STEINER, H.; KERTESZ, Z. Effects of therapeutic horse riding on gait cycle parameters and some aspects of behavior of children with autism. Acta Physiol Hung., v.102, n.3, p. 324-335, Sep., 2015.
STERGIOU, A.; TZOUFI, M.; NTZANI, E.; VARVAROUSIS, D.; BERIS A.; PLOUMIS, A. Therapeutic Effects of Horseback Riding Interventions: A Systematic Review and Meta-analysis. Am J Phys Med Rehabil., v.96, n.10, p. 717-725, Oct., 2017.
STORER, M.R.S.; OLIVEIRA, M.R.V.; TUPAN, M.C. Contribuições Da Equoterapia na Atuação Psicopedagógica. In: I Encontro Paranaense de Psicopedagogia – ABPppr – nov./2003.
TAN, V.X.; SIMMONDS, J.G. Parent Perceptions of Psychosocial Outcomes of Equine-Assisted Interventions for Children with Autism Spectrum Disorder. J Autism Dev Disord., Dec., 2017.
WARD, S.C.; WHALON, K.; RUSNAK, K.; WENDELL, K.; PASCHALL, N. The association between therapeutic horseback riding and the social communication and sensory reactions of children with autism. J. Autism. Dev. Disord., v.43, n.9, p. 2190-2198, Sep., 2013.
WHALEN C.N.; CASE-SMITH, J. Therapeutic effects of horseback riding therapy on gross motor function in children with cerebral palsy: a systematic review. Phys Occup Ther Pediatr., v. 32, n.3, p. 229-242, Aug., 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.