Cervejaria artesanal: modelo de fábrica diferenciado com ênfase no baixo impacto ambiental a ser implantado no município de Campo Grande, MS
DOI:
https://doi.org/10.20435/1324Palabras clave:
cerveja artesanal, cervejaria, desenvolvimento local, sustentabilidade, território.Resumen
A Revolução da Cerveja Artesanal ocorreu em 1980, quando alguns fabricantes buscaram resgatar a qualidade perdida na produção de cerveja pelas grandes indústrias, que fabricavam uma bebida fraca e com poucos sabores para atender um maior número de consumidores. Fartos dos produtos massificados, procuraram recuperar os valores da bebida milenar, suas tradições, aromas e sabores. O movimento se propagou pelo mundo e atualmente o Brasil conta com cerca de 200 pequenas cervejarias artesanais, que usam apenas ingredientes naturais em suas receitas, sem qualquer tipo de aditivo químico. O estudo foi pautado no método dedutivo, com pesquisas bibliográficas e observações. O objetivo foi o de compreender a importância da cerveja artesanal no âmbito mundial e local, a proposta de implantação de uma cervejaria no município de Campo Grande, MS, para fornecer, além do produto final, o enriquecimento cultural e educacional para os consumidores, com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento local.Citas
AQUARONE, E. et al. Biotecnologia na produção de alimentos. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.
BARBOSA, C. A história do pão. Portugal: Escola de Viana do Castelo, 2013/2014.
BARBOZA, Marina. O negócio milionário das cervejas artesanais. 16/08/2013. Disponível em: <http://www.istoe.com.br/reportagens/319458_o+negocio+milionario+das+cervejas+artesanais>. 21/01/2016. Acesso em: 5 abr. 2016.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Pantanal. [s.d.]. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/biomas/pantanal>. Acesso em: 23 abr. 2015.
BREJAS. Menos impostos para as microcervejarias brasileira. 29/06/2011. Disponível em: <http://www.brejas.com.br/forum/mercado/28368-menos-impostos-para-as-microcerveja rias-brasileira>: Acesso em: 15 abr. 2016.
BREWERS ASSOCIATION. Craft Brewer Defined. Disponível em: <http://www.brewer sassociation.org/statistics/craft-brewer-defined/>. Acesso em: 13 abr. 2015.
CERVBRASIL. Associação Brasileira da Indústria da Cerveja. Anuário 2014. Disponível em: <http://www.sebrae2014.com.br/Sebrae/Sebrae%202014/Estudos%20e%20Pesquisas/2014_0 7_08_RT_Agroneg%C3%B3cio_Potencial_de_consumo_de_cervejas_no_Brasil.pdfhttp://cervbrasil.org.br/2014/12/cervbrasil-lanca-primeiro-anuario-setor-cervejeiro/>. Acesso em: 6 abr. 2015.
CLUBEER. Entrevista com Bia Amorim - Sommelier. 23/11/2012. Disponível em: <http://www. clubeer.com.br/blog/post/81-entrevista_com_bia_amorim_-_sommelier>. Acesso em: 23 abr. 2015.
DA LATA. Lata para todos. Boleto Informativo da ABRALATAS, nº 12, nº 65, novembro/dezembro, 2015. Disponível em: <http://www.abralatas.org.br/wp-content/uploads/ 2016/02/jornal_noticias_da_lata_n.65_2015_final_web.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2016.
DRUMOND, Hélcio; OLIVEIRA, Henrique. Brasil Beer - o guia de cervejas brasileiras. [S.l.]: Gutenberg, 2013.
FEIRAS & NEGÓCIOS. Festival brasileiro da cerveja de 20 à 23 de março em Blumenau. 13/03/2013. Disponível em: <http://www.feirasenegocios.com.br/?p=noticiasDetalhe¬i cia=813>. Acesso em: 20 abr. 2015.
FERNANDES, Fátima. Quem são os empreendedores por trás do ‘boom’ das microcervejarias. 29/12/2014. Disponível em: <http://www.dcomercio.com.br/categoria/ne gocios/quem_sao_os_empreendedores_por_tras_do_boom_das_microcervejarias>. Acesso em: 20 abr. 2105.
HAVE A NICE BEER. Quem somos. [s.d.]. Disponível em: <https://www.haveanicebeer.com.br /hnbinfo/institucional/quem-somos>. Acesso em: 6 abr. 2015.
HINDY, Steve. A revolução da cerveja artesanal. [S.l.]: Edições Tapioca, 2015.
ILHA, Eunice Cassanego et al. Rendimento e eficiência da fermentação alcoólica na produção de hidromel. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, n. 8, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), dez. 2008.
INFOPÉDIA. Dicionário da língua portuguesa com acordo ortográfico. Porto: Porto Editora, 2003-2015. Disponível em: <http://www.infopedia.pt/$historia-do-cauim>. Acesso em: 10 abr. 2015.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo demográfico 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010>. Acesso em: 10 maio 2016.
KROEHN, Márcio. Clubes de cerveja dobram de tamanho e popularizam bebida artesanal. 02/03/2013. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/economia/clubes-de-cerveja-dobram-de-tamanho-e-popularizam-bebida-artesanal>. Acesso em: 4 abr. 2015.
MESTRE-CERVEJEIRO.COM. Por que as cervejas artesanais são mais caras: produção. 02/10/2014. Disponível em: <http://www.mestre-cervejeiro.com/por-que-cervejas-artesanais-sao-mais-caras-producao>. Acesso em: 12 maio 2016.
MICKLE, Tripp. Bud Crowded Out by Craft Beer Craze: Faded Beer Brand Unhitches Clydesdales in Favor of Fresher Pitches to Young People. The Wall Street Journal, Nova York, 23 nov. 2014. Business. Disponível em: <http://www.wsj.com/articles/budweiser-ditches-the-clydesdales-for-jay-z-1416784086>. Acesso em: 01 abr. 2015.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO (MAPA). Crescimento da renda aumenta demanda por alimentos no Brasil. 14/10/2013. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/comunicacao/noticias/2013/10/crescimento-da-renda-aumenta-demanda-por-alimentos-no-brasil>. Acesso em: 5 jun. 2016.
MORADO, Ronaldo. Laurosse da cerveja. [S.l.]: Lafonte, 2009.
NELSON, M. The Barbarian’s Beverage: A History of Beer in Ancient Europe. [S.l.]: Routledge, 2005.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE (PMCG) [município]. Perfil socioeconomico de Campo Grande 2014. Disponível em: <http://capital.ms.gov.br/egov/imti/perfil-pageflip/perfil-2014.html>. Acesso em: 12 abr. 2015.
PREFEITURA MUNICIAPL DE CAMPO GRANDE (PMCG). Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. [s.d.] Parques municipais. Disponível em: <http://portal.capital.ms.gov.br/semadur/canaisTexto?id_can=6461>. Acesso em: 12 abr. 2015.
PONZI, Fabian. Quais são os hábitos e as tendências do consumo de cerveja no Brasil. [s.d.]. Disponível em: <http://www.bebendobem.com.br/2015/02/quais-sao-os-habitos-e-tendencias-consumo-de-cervejas-brasil/>. Acesso em: 23 abr. 2015.
REVISTA VIP. A revolução da cerveja artesanal: microcervejarias nacionais apostam na alta qualidade para conquistar o consumidor comum. 10/03/2011. Disponível em: <http://vip.abril.com.br/a-revolucao-da-cerveja-artesanal>. Acesso em: 8 abr. 2015.
SCHMIDT, Marina. Tributação da cerveja prejudica produtores artesanais. 10/07/2013. Disponível em: <http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=128950>. Acesso em: 22 maio 2016.
SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Potencial de consumo de cervejas no Brasil. 08/07/2014. Disponível em: <http://www.sebrae2014. com.br/Sebrae/Sebrae%202014/Estudos%20e%20Pesquisas/2014_07_08_RT_Agroneg%C3%B3cio_Potencial_de_consumo_de_cervejas_no_Brasil.pdf>. Acesso em: 26 mar. 2015.
SEBRAE NACIONAL. Microcervejarias ganham espaço no mercado nacional. 25/11/2015. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/microcervejarias-ganham-espaco-no-mercado-nacional,fbe9be300704e410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em: 3 jan. 2016.
VITORINO, Paula. Tereré e guavira viram sabores de cerveja em MS. Jornal Correio do Estado, Campo Grande, 22 dez. 2013. Notícias. Disponível em: <http://www.correiodoestado.com.br/noticias/terere-e-guavira-viram-sabores-de-cerveja-em-ms/202990/>. Acesso em: 15 abr. 2015.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.