Situação profissional dos graduados do Curso de Biologia da Universidade Católica Dom Bosco (1990 a 2000) e sua percepção sobre o Curso
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i35.863Keywords:
graduação em Biologia, avaliação, formação do biólogo.Abstract
O Curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Católica Dom Bosco foi reconhecido em 1981. Em 1994 deu-se o reconhecimento da modalidade Bacharelado. Considerando-se a importância da avaliação para a melhoria das condições de oferecimento desse Curso, realizou-se um estudo com objetivo de verificar a situação profissional e a percepção de seus egressos dos anos de 1990 a 2000. Por meio de aplicação de entrevista semi-estruturada foi possível obter informações de quarenta egressos sobre os motivos que os levaram à escolha do Curso, as áreas de atuação e atualização profissional e suas percepções sobre o Curso. Verificou-se que a maior parte dos entrevistados optou pelo Curso por gostar da área. Depois de formados, a maioria passou a atuar no magistério. Muitos afirmaram haver restrições a outras áreas de atuação do biólogo no mercado local. A maioria dos entrevistados afirmou dispor de poucas oportunidades para a atualização profissional. Quanto à sua opinião sobre o Curso, a maioria disse estar satisfeita com as aulas teóricas, o corpo docente, o nível de exigência e o relacionamento humano, mas houve insatisfação com a estrutura física, aulas práticas, pesquisa e extensão. O estudo realizado sinalizou para a necessidade da avaliação dos egressos como instrumento de melhoria das condições de oferta do Curso.References
BRASIL. Lei n. 6684, de 3 de setembro de 1979. Regulamenta as profissões de Biólogo e Biomédico, cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia e Biomedicina e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 4 de setembro de 1979, Seção I, p. 12761-12765.
BRASIL. Decreto Nº 8438, de 28 de junho de 1983. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Biólogo. Brasília: Diário Oficial da União. 29 de junho de 1983, Seção I, p. 11358-11361.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Ensino Superior. Coordenação das Comissões de Especialistas de Ensino. Comissão de Especialistas de Ensino em Ciências Biológicas. Descrição de Área e Padrões de Qualidade dos Cursos de Graduação em Ciências Biológicas. Brasília, dezembro de 1997. Disponível em http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/padbiol.pdf. Acesso em 12 de setembro de 2004.
BRASIL.Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução Nº 7 de 11 de março de 2002. Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Ciências Biológicas. Brasília: Diário Oficial da União. 26 de março de 2002, Seção I, p. 12.
CONSELHO FEDERAL DE BIOLOGIA. Resolução Nº 10, de 5 de julho de 2003. Dispõe sobre as Atividades, Áreas e Sub-Áreas do conhecimento do Biólogo. Brasília: Diário Oficial da União. 21 de agosto de 2003, Seção I, p. 191.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO. Curso de Biologia. Projeto Pedagógico do Curso de Biologia. 2001 (mimeo)
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.