Salários, cargos e funções em agências de turismo
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i27.816Keywords:
1. agências de turismo, 2. salários, 3. funcionáriosAbstract
O turismo é uma atividade em franca expansão em todo o mundo, é também uma forma de implementar o desenvolvimento das localidades que ofereçam potencial para a prática deste. Diretamente ligada ao fenômeno turístico está a agência de turismo, empresa quee responsável pela divulgação e comercialização de produtos turísticos e também confecção de novos produtos. Para que isso ocorra de forma a dinamizar o turismo, estas empresas precisam estar bem servidas de mão-de-obra qualificada, em contrapartida esta mão-de-obra deve ser bem recompensada por seus serviços prestados. Pensando na evolução e na estabilidade dos cargos e salários das agências de turismo é que foi fomentado este trabalho, que relata a real situação de funcionários de agências de Campo Grande-MS, onde o mercado é grande e necessita de pessoas cada vez mais qualificadas. Os dados foram coletados em uma amostra de vinte e três agências de turismo de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Após tabulação as empresas participantes receberam um relatório da pesquisa realizada, daí deu-se início à elaboração desta monografia mostrando um diagnóstico dos cargos destas empresas, bem como os salários praticados por elas. Pôde-se concluir com isso que há uma considerável disparidade de funções nos cargos e nas remunerações.References
ÁVILA, Vicente Fidelis de. Sugestão de roteiro comentado para projeto de pesquisa. Campo Grande : UFMS, [s.d.]. (trabalho apostilado).
ANDRADE, José Vicente de. Turismo - fundamentos e dimensões. São Paulo : Ática, 1995.
BARRETO, Margarida. Manual de iniciação ao estudo de turismo. Campinas-SP : SENAC, 1995.
BELTRÃO, Otto di. Turismo: a indústria do século XXI. Lorena-SP : Stiliano, 1999.
BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. São Paulo : SENAC, 1998.
BRAGA, Ana B. Trabalho de qualifi cação profi ssional em agências de viagens e turismo. Rio de Janeiro : SENAC, Departamento Nacional, 1994.
CARVALHO, Carlos L. Destino Brasil, novos caminhos para o turismo. Rio de Janeiro : FBN, 1994.
DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. São Paulo : Futura, 1998.
LEMOS, Leandro de. Turismo: que negócio é esse? Uma análise da economia do turismo. Campinas-SP : Papirus, 1999.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 4. ed. São Paulo : Atlas, 1999.
MILONI, Paulo César; LAGE, Beatriz Helena. Economia do turismo. São Paulo : Papirus, 1996.
PONTES, Benedito Rodrigues. Administração de cargos e salários. São Paulo : LTR, 1998.
SÁ, Julio Alves de. Manual de cargos e salários. Rio de Janeiro : CNI - Confederação Nacional da Indústria/Departamento de assistência à média e pequena indústria/Divisão de estudos e pesquisas, 1978.
TORRE, Francisco de La. Agencia de viajes y transportación. México : Trillas, 1995.
TRIGO, Luiz G. G. A sociedade pós-industriaI e o profissional em turismo. Campinas-SP : Papirus, 1998.
TRIGO, Luiz G. G. Turismo básico. 2. ed. São Paulo : SENAC, 1998. www.embratur.gov.br.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.