Pesquisando sobre as representações do cientista durante o curso de Graduação em Biologia: uma estratégia didática visando à formação de professores de Ciências

Autores/as

  • Cássia Santos Camillo
  • Maikel da Silva Ferreira Luiz
  • Tatyane do Socorro Soares Brasil
  • Wanessa Barbosa Santana
  • Esther Campagna Bertazzoni
  • Maria Aparecida de Souza Perrelli

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v0i35.864

Palabras clave:

concepção de cientista, concepção de Ciência, formação do professor.

Resumen

A epistemologia do professor pode influenciar as suas ações como educador. Atentando para essa questão, o Curso de Biologia da Universidade Católica Dom Bosco, por meio da disciplina de Estágio Supervisionado, desenvolveu uma atividade de pesquisa/reflexão, envolvendo os acadêmicos e alunos do ensino fundamental, com objetivos de(1) conhecer as concepções de alunos sobre os cientistas, (2) cotejá-las com as concepções dos acadêmicos e (3) refletir sobre o papel dessas concepções nas ações como educador em ciências. O trabalho realizado mostrou que os alunos do ensino fundamental, assim como os acadêmicos, conservavam uma imagem estereotipada do cientista e, por conseqüência,da própria ciência. O cientista é visto como uma pessoa do sexo masculino, um inventor e descobridor que executa suas atividades nos laboratórios. A partir dessas constatações, e por meio de discussões acompanhadas do docente da disciplina de Estágio Supervisionado, os acadêmicos foram estimulados a refletir e rever suas próprias concepções de ciência e a compreender a importânciado professor na (re) construção dessas concepções nos alunos.

Biografía del autor/a

Maria Aparecida de Souza Perrelli

 

Citas

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Publicado

2016-05-13

Cómo citar

Camillo, C. S., Ferreira Luiz, M. da S., Soares Brasil, T. do S., Santana, W. B., Bertazzoni, E. C., & de Souza Perrelli, M. A. (2016). Pesquisando sobre as representações do cientista durante o curso de Graduação em Biologia: uma estratégia didática visando à formação de professores de Ciências. Multitemas, (35). https://doi.org/10.20435/multi.v0i35.864

Número

Sección

Artigos