Reflexões em torno da formação do professor, com destaque para a formação do professor indígena

Autores

  • Ieda Marques de Carvalho

Resumo

_

Referências

ALTENFELDER SILVA, F. Mudança cultural dos Terena. In: Revista do Museu Paulista, Nova Série, 3: 271-379,1949.

ALVES, A. J. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. In: Cadernos de Pesquisa, São Paulo : Fundação Carlos Chagas/ Cortez, 77:53-61, 1991.

ALVES, R. Filosofia da ciência (Introdução ao jogo e suas regras). São Paulo : Brasiliense, 1982.

ÁVILA, V. F. A pesquisa na dinâmica da vida e na essência da universidade. Campo Grande-MS : UFMS, 1995.

BALDUS, H. Lendas dos índios Terena. In: Rev. do Museu Paulista, Nova Série, 4:217-232, 1950.

BRANDÃO, C. R. Identidade e etnia. Construção da pessoa e resistência cultural. São Paulo : Brasiliense, 1985.

BRUYNE,P. et alii. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais. 3. ed. Rio de Janeiro : F. Alves, 1978.

CARDOSO DE OLIVEIRA, R. Do índio ao bugre: o processo de assimilação dos Terena. 2. ed. Rio de Janeiro : F. Alves, 1976.

_____ .Identidade, etnia e estrutura social. São Paulo : Pioneira Editora, 1976.

_____ .Urbanização e Tribalismo. A integração dos índios Terena numa sociedade de classes. Rio de Janeiro : Zahar Editores, 1966.

CARVALHO, E. de A. Identidade étnico-cultural a questão nacional. In: I ENCONTRO INTERDISCIPLINAR SOBRE IDENTIDADE. Anais... São Paulo : PUC/SP, 1983.

CIMI/CNBB. Terra Sim. Violência Não. Semana do Índio – Subsídios Didáticos. Brasília : CIMI/CNBB, 1983.

_____. Somos Povos. Somos Nações. Subsídios didáticos sobre a questão indígena. Brasília : CIMI/CNBB, 1987.

CIMI/SECRETARIADO NACIONAL. Com as próprias mãos - professores indígenas construindo a autonomia de suas escolas. Brasília : CIMI, 1992.

_____. Concepção e prática da educação escolar indígena. Brasília: CIMI, 1993.

ECO, H. Como se faz uma tese. São Paulo : Perspectiva, 1993.

EZPELEZETA, J. e ROCKWELLE, E. Pesquisa participante. São Paulo : Cortez, 1986.

FAZENDA, I. C. A. Metodologia da pesquisa educacional. 3. ed. São Paulo : Cortez, 1994.

KUHN, T .S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1994.

MANGOLIM, O. Povos indígenas no Mato Grosso do Sul. Conselho Indigenista Missionário Regional de Mato Grosso do Sul, 1993.

MARTINS, G. R. Breve painel etno-histórico de Mato Grosso do Sul Campo Grande-MS : UFMS/FNDEW, 1992.

MELATTI, J. C. Índios do Brasil. 7. ed. São Paulo : HUCITEC (Brasília), 1993.

MELIÁ, B. Educação indígena e alfabetização. São Paulo: Ed.Loyiola, 1979.

MOREIRA, A. F. B. Currículos e programas no Brasil. Campinas-SP: Papirus, 1990.

MUSKAT M. Consciência e identidade. São Paulo : Ática, 1986.

NÓVOA, A. e ESTRELA, A. Avaliações em educação: novas perspectivas. Portugal : Porto Editora, 1993.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo : Scipione,1993.

OLIVEIRA, S. G. Bororo: identidade em construção. Campo Grande- -MS : UCDB/CECITEC, 1994.

RAMOS, A. R. Sociedades indígenas. 2. ed. São Paulo : Ática, 1988.

REGO,T.C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 2. ed. Petrópolis-RJ : Vozes, 1995.

SACRISTÂN, J. G. Consciência e ação sobre a prática como libertação dos professores. In: NÓVOA, Antonio (org.). Profissão Professor. Portugal : Porto Editora, 1991.

SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática: problema da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. Campinas-SP: Autores Associados, 1994.

SILVA, A. L. e GRUPIONI, B. (Org.). A temática indígena na escola. Novos subsídios para professores de 1º de 2º graus. Brasília: MEC/MARI/UNESCO, 1995.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

_____. Pensamento e linguagem. São Paulo : Martins Fontes, 1987.

VYGOTSKY, L. S., LURIA, A. R., e LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 5. ed. São Paulo : Ícone, EDUSP, 1988.

WARDE, M. J. e SASS, O. Proposta preliminar de uma nova organização curricular para a habilitação específica para o magistério ao nível de 2º grau. MEC/SEPE/SDE/COE-CENAFOR, Brasília, out. 1986.

YOUNG, M. F. D. Uma abordagem do estudo dos programas enquanto fenômenos do conhecimento socialmente organizado. In: GRÁCIO, S. e STOER, S. Sociologia da Educação II. A construção social das práticas educativas. Lisboa, Portugal : Livros Horizonte, 1982.

Downloads

Publicado

2016-07-19

Como Citar

de Carvalho, I. M. (2016). Reflexões em torno da formação do professor, com destaque para a formação do professor indígena. Multitemas, (8). Recuperado de https://interacoesucdb.emnuvens.com.br/multitemas/article/view/1262

Edição

Seção

Artigos