Relações interpessoais na escola e o desenvolvimento local

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v22i1.2355

Palavras-chave:

Relações interpessoais na escola, Violência na escola, Direitos humanos, Desenvolvimento local.

Resumo

As relações interpessoais na escola são um elemento importante na constituição do desenvolvimento local. Elas são reveladoras da dinâmica territorial com respeito às situações de desagregação decorrentes da busca de afirmação de interesses de grupos, mas também denotam os bons feitos das pretensões de fazer conviver com harmonia as diversidades culturais e a construção das identidades. Este artigo traz resultados de revisão teórica interessada em conhecer conceitos e abordagens sobre relações interpessoais na escola e propostas educacionais de enfrentamento desse desafio. Três das principais conclusões encontradas: os problemas de relacionamento que afetam a convivência na escola e o desenvolvimento local têm origem primordial na estrutura social; a violência e a intolerância, em quaisquer graus, afetam os direitos humanos e as possibilidades da inclusão social pela educação; há experiências concretas que mostram ser possível melhorar as relações interpessoais na escola.

Biografia do Autor

Samira Fakhouri Baia, Escola Estadual José de Alencar

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário Una, Belo Horizonte, MG. Graduada em Direito e em Administração pelo Centro de Ensino Superior do Amapá (instituição). Atua como professora de Artes no ensino fundamental II e em cursos de educação profissional em Administração.

Lucília Regina de Souza Machado, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pós-doutora em Sociologia do Trabalho pelo Institut des Recherches sur les Sociétés Contemporaines (Iresco), Paris. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação e Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua principalmente nos seguintes temas: trabalho, teoria da atividade, formação humana, pedagogia do trabalho, educação, escola unitária, trabalho-educação, educação profissional e tecnológica, gestão social, desenvolvimento local, políticas sociais e políticas públicas.

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Publicado

2021-06-02

Como Citar

Fakhouri Baia, S., & de Souza Machado, L. R. (2021). Relações interpessoais na escola e o desenvolvimento local. Interações (Campo Grande), 22(1), 177–193. https://doi.org/10.20435/inter.v22i1.2355