Contribuições do planejamento estratégico para a organização do plano de desenvolvimento institucional de uma instituição de ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v25i4.4064

Palavras-chave:

Plano de Desenvolvimento Institucional, Planejamento estratégico, Instituição de Ensino Superior

Resumo

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é considerado um dos instrumentos basilares da organização e gestão de uma instituição de ensino superior (IES), que tem por finalidade estabelecer a missão, a filosofia, o histórico, as estratégias de desenvolvimento, a estrutura organizacional, a forma de gestão, os programas, as metas, as diretrizes pedagógicas, os planos a médio e longo prazo e as atividades acadêmicas. Destarte, este estudo analisa um PDI e as contribuições do planejamento estratégico (PE) para a gestão de uma IES. Para tanto, foram estabelecidas duas questões que orientam a sua produção: a) como se caracteriza um PDI de uma IES e que relações são possíveis de serem estabelecidas com o PE? e b) quais metodologias são utilizadas na construção do PDI das IES? O trabalho foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica e análise de documentos de uma IES, assumindo a forma de um estudo de caso envolvido por uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Na sua constituição, apresenta o percurso metodológico, a importância do PE no PDI, as metodologias de construção do PDI e do PE, as contribuições do PE para o PDI e a gestão de uma IES e as considerações finais. Os resultados indicam que o PDI consiste em um documento organizado a partir do PE, que retrata a identidade da IES: sua filosofia de trabalho, missão, as estratégias para atingir metas e objetivos, a estrutura organizacional e as diretrizes.

Biografia do Autor

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Sertão, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (FUNDESTE). Graduado em Pedagogia pela FUNDESTE. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) da IFRS. 

Lusimar Falabrette, Hospital das Clínicas de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestre em Administração de Empresas pela Faculdade Meridional (IMED). Pós-Graduada em Gestão da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Referências

ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Auditoria: um curso moderno e completo. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

ANDRADE, Arnaldo Rosa. A universidade como organização complexa. Revista de Negócios, Blumenau, v. 7, n. 3, p. 15–28, 2002.

ÁNGEL, Julia Blández. La investigación-acción: un reto para el professorado, guia práctica para grupos de trabajo, seminarios y equipos de investigación. 2. ed. Barcelona: INDE Publicaciones, 2000.

ARAÚJO, Maria Arlete Duarte. Planejamento estratégico: um instrumental à disposição das universidades? Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, n. 30, p. 74–86, jul./ago.1996.

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.

BORGES, Djalma Freire; ARAUJO, Maria Arlete Duarte. Uma experiência de planejamento estratégico em universidade: o caso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, jul./ago. 2001.

BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecido de Souza. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

BRASIL. Decreto n. 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília-DF, 2017.

BRASIL. Lei n. 10.861 de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília-DF, 2004.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES n. 10, de 11 de março de 2002. Dispõe sobre o credenciamento, transferência de mantença, estatutos e regimentos de instituições de ensino superior, autorização de cursos de graduação, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos superiores, normas e critérios para supervisão do ensino superior do Sistema Federal de Educação Superior. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília-DF, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces10_02.pdf. Acesso em: 27 nov. 2002.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília-DF, 23 de dezembro de 1996.

CARDOSO, Wille Muriel. O impacto do Plano de Desenvolvimento Institucional na profissionalização das instituições privadas de ensino superior. 2006. 66 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Centro de Pós-Graduação em Administração das Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo, da Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo, Pedro Leopoldo, 2006.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro A; SILVA, Roberto. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. São Paulo: Makron Books, 2014.

CHIAVENATO, Idalberto. Os novos paradigmas: como as mudanças estão mexendo com as empresas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

COBRA, Marcos Henrique Nogueira. Administração de vendas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DAL MAGRO, Cristian Baú; RAUSCH, Rita Buzzi. Plano de desenvolvimento institucional de universidades federais brasileiras. Administração Ensino e Pesquisa, v. 13, n. 3, p. 427–53, 2012.

DEMO, Pedro. Metodologia científica em Ciências Sociais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1992.

DENZIN, Norma K.; LINCOLN, Yvonna. S. (Org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15–41.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

FACULDADE MERIDIONAL [IMED]. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2018-2022. Passo Fundo: IMED, 2018.

KAUFMAN, Ana M. Escola, literatura e produção de texto. São Paulo: Artmed 1991.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

KOTTER, John P. Liderando mudanças. 19. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003.

LAKATOS, Eva; Marconi, Marina. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1992.

LOPES DE SÁ, Antônio. Curso de Auditoria. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MINTZBERG, Henry. Ascensão e queda do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2004.

RASMUSSEN, Uwe Waldemar. Manual da metodologia do planejamento estratégico. São Paulo: Aduaneiras, 1990.

SANTOS, Betina Steren dos; ANTUNES, Denise Dalpiaz; SCHMITT, Rafael Eduardo. O processo motivacional na educação universitária. In: SANTOS, Bettina Steren dos; CARREÑO, Ángel Boza (Org.). A motivação em diferentes cenários. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2010. p. 21–31.

SCHMITZ, Ana Lúcia Ferraresi; BERNARDES, José Francisco. Atitudes empreendedoras e desafios da gestão universitária. 2008. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NA AMÉRICA DO SUL, 8., Florianópolis, 2008. Anais Eletrônicos [...]. Florianópolis: UFSC, 2008. p. 1–11.

SILVA, Júlio Eduardo Ornelas. Contribuições do Plano de Desenvolvimento Institucional e do planejamento estratégico na gestão de universidades federais brasileiras. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

SILVA, Reinaldo Oliveira. Teorias da administração. São Paulo: Editora Pioneira Thomsom Learning, 2001.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL [UFRGS]. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2016-2026. Porto Alegre: UFRGS, 2016.

WALKER, H. J.; ARMENAKIS, A. A.; BERNERTH, J. B. Factors influencing organizational change efforts: An integrative investigation of change content, context, process and individual differences. Journal of Organizational Change Management, Northspring (Reino Unido), v. 20, n. 6, p. 761–73, 2007.

WALTER, Silvana Anita; MEYER JUNIOR, Victor. Estratégias acadêmicas: análise de uma escola de administração. In: SILVEIRA, Amélia; DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza. Reflexões sobre administração universitária e ensino superior. Curitiba: Ed. Juruá/Blumenau: Edifurb, 2010. p. 73–100.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2014.

Downloads

Publicado

2024-11-29

Como Citar

Vieira, J. de A., & Falabrette, L. (2024). Contribuições do planejamento estratégico para a organização do plano de desenvolvimento institucional de uma instituição de ensino superior. Interações (Campo Grande), 25(4), e2544064. https://doi.org/10.20435/inter.v25i4.4064