A reinserção sócio-educacional da criança hiperativa por meio das atividades provindas do basquete do ponto de vista da terapia ocupacional

Autores/as

  • Érica Eiko Tome Sinzato
  • Franciele Cristina Chignolli Da Silva
  • Ana Maria de Oliveira Alves

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v0i25.835

Palabras clave:

1. hiperatividade, 2. terapia ocupacional, 3. criança.

Resumen

A Hiperatividade (Transtorno de Déficit de Atenção) é uma alteração do comportamento que impossibilita a criança de permanecer quieta por um período de tempo necessário para exercitar determinadas atividades diárias. Entretanto, esta não deve ser vista como uma doença, mas sim como a incapacidade da criança em satisfazer as demandas impostas pelo mundo exterior social. Para que um programa de tratamento de Hiperatividade (TDA) tenha maior eficácia, é importante combinar os tratamentos médicos e terapêuticos. Um fator fundamental não só para a criança hiperativa, mas para qualquer criança, é a prática regular de atividade física, pois a ação motriz regula o aparecimento e o desenvolvimento das formações mentais. Foi neste enfoque que a Terapia Ocupacional utilizou os princípios norteadores do basquete para contribuir na reinserção sócio educacional da criança hiperativa, devido à combinação entre regras e limites e o tratamento necessário, proporcionando melhores resultados na adequação de seu comportamento e consequentemente melhora em sua qualidade de vida

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Publicado

2016-05-13

Cómo citar

Tome Sinzato, Érica E., Chignolli Da Silva, F. C., & de Oliveira Alves, A. M. (2016). A reinserção sócio-educacional da criança hiperativa por meio das atividades provindas do basquete do ponto de vista da terapia ocupacional. Multitemas, (25). https://doi.org/10.20435/multi.v0i25.835

Número

Sección

Artigos