Diretrizes para implantação do turismo rural, ecológico e contemplativo na fazenda pontal
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i27.800Palabras clave:
1. Campo Grande, 2. espaço rural, 3. turismoResumen
O presente trabalho tem o propósito de sugerir para Campo Grande o aproveitamento do potencial turístico de uma área rural,denominada Fazenda Pontal, que se caracteriza com relevância em relação aos recursos naturais e culturais. Para demonstrar a importânciada prática do turismo desenvolvido em espaço rural, parte-se do princípio de que no Brasil a atividade de lazer em espaços rurais vem sendo difundida de forma considerável, demonstrando ser uma atividade economicamente viável em tais propriedades, diversificando a forma de renda, dando estrutura às atividades dessa categoria. O turismo em espaço rural tem como finalidade um maior contato e envolvimento do turista na zona rural, interagindo nas atividades ecológicas e cotidianas proporcionando o descanso para o corpo, a mente e o espírito. A proposição da modalidade do turismo rural, ecológico e contemplativo, na área objeto de estudo, vem evitar a decadência e a estagnação da economia local e regional. Na referida monografia estão apresentados os aspectos metodológicos, a localização geográfica, realçando-se os aspectos físicos, ambientais e históricos culturais. Ainda, na respectiva monografia, trata-se do inventário da fazenda, abrangendo todos osrecursos viáveis à implantação do turismo em espaço rural e reúnemse as diretrizes propostas para implantação de tal modalidade.Citas
ALMEIDA, Joaquim Anécio; FROEHLICH, José Marcos; RIEDL, Mário. Turismo rural e desenvolvimento sustentável. Curso de Pos- -graduação em extensão rural departamento de educação agrícola e extensão rural centro de ciência rural.
AZEVEDO, Fernando. Um trem corre para o oeste. São Paulo : Martins, 1950.
CAMPOS, Luiz Cláudio de A. Menescal. Lazer e recreação. São Paulo : SENAC, 1998.
DENCKER, Adade Freitas Maneti. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. São Paulo : Futura, 1998.
LINDBERG, Kreg; HAWKING, Donaldee. Ecoturismo: um guia para planejamento e gestão. São Paulo : SENAC, 1995.
MOLLETA, Vania Florentino. Turismo rural. Porto Alegre : SEBRAE, 1999.
PELLEGRINI FILHO, Américo. Ecologia, cultura e turismo. Campinas : Papiros, 1993.
RIBEIRO, Lélia Rita E. de Figueiredo. Campo Grande, o homem e a terra. São Paulo : [s.n.], 1993.
RODRIGUES, Adyr Balastreri. Turismo e ambiente: refl exõrs e propostas. São Paulo : Hucitec, 1997.
RUSCHMANN, Doris Van de Meene. Turismo e planejamento sustentável: a proteção do meio ambiente. Campinas : Papiros, 1997.
SARTOR, Lourdes Fellini. Turismo rural: uma alternativa de produção. Porto Alegre : Escola Superior de Tecnologia São Leopoldo de Brides, 1981.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.