Processo de inclusão do deficiente visual em ambiente educacional

Autores/as

  • Vanessa Pitaluga Pereira
  • Sandra Costa Prudente

Palabras clave:

inclusão Deficiência Visual Ambiente Educacional

Resumen

A proposta de educação inclusiva foi deflagrada pela Declaração de Salamanca (1994), a qual proclamou, entre outros princípios, o direito de todos à educação, independente das diferenças individuais. Propõe que todas as pessoas com necessidades educacionais especiais sejam matriculados na escola regular. A Constituição Federal (1998) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei n. 9394/96) estabelecem que a educação seja direito de todos, garantindo atendimento educacional aos indivíduos com deficiências. Tanto os alunos não deficientes como os deficientes terão a oportunidade de vivenciar a riqueza que a diferença representa. Este estudo é um estudo bibliográfico e tempor objetivo identificar o processo de inclusão que a pessoa deficiente visual necessita no ambiente educacional.

Citas

ANACHE, A.A. O deficiente e o mercado de trabalho: concessão ou conquista? Revista Integração, Brasília: Ministério da Educação e do Desporto – Secretaria de Educação especial, 1997.

BIANCO, A. de A.; MARIANO, G. da C.; PRUDENTE, S.C. Fonoaudiólogo e o professor frente à inclusão educacional do deficiente visual. 2003. Monografia (??) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande-MS.

CONDE, A.J.M. Cegueira - conceitos e mecanismos de comunicação. Rio de Janeiro, s.d. Disponível em: <http://www.ibcnet.org.br/pags/cegueira/ artigo>.

FONSECA, V. Educação especial: programa de estimulação precoce. Lisboa: Editorial Notícias, 1989.

JANNUZZI, G.S. de M. Ensino comum-ensino especial: a formação e atuação do professor. Cadernos da F.F.C., Marília: Unesp, v.4, n.2, 1995.

MANTOAN, M.T.E. e col. A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnon, 1997.

MANZINI, E.J. (org.). Integração do aluno com deficiência: perspectiva e prática pedagógica. Marília: Unesp, 1999. MARCHESI, A.; MARTÍN, E. Da terminologia do distúrbio às necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

MARQUES, L.P. A concepção infantil da deficiência. Temas sobre desenvolvimento. São Paulo: [s.n.], 1997.

MAZZOTTA, M.J.S. Educação especial no Brasil: histórias e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996.

______. Fundamentos de educação especial. 2.ed. São Paulo: Pioneira, 1997.

MRECH, L.M. Psicanálise e educação: novos operadores de leitura. São Paulo: Pioneira, 1999.

______. Psicanálise e educação: novos operadores de leitura. São Paulo: Pioneira, 1999.

OLIVETO, J.; MANZINI, E.J. Dificuldades de professores de pré-escola no trabalho de integração com alunos com deficiência. In: MANZINI, E.J. Integração do aluno com deficiência: perspectivas e prática pedagógica. Marília-SP: UNESP, 1999.

OMOTE, S.A. A importância da concepção de deficiência na formação do professor de educação especial. São Paulo: Unesp, 1996.

PRUDENTE, S.C. A fonoaudiologia e a inclusão educacional. Campo Grande: UCDB, 2004.

SECRETARIA de Educação Especial. Programa de capacitação de recursos humanos do ensino fundamental. Deficiência visual. Brasília: [s.n], 2001. Série atualidades pedagógicas, v.1 e 2.

VARELLA, D. Disponível em: <http://www.drauziovarella.com.br/entrevistas/ dvisual.asp>. Rio de Janeiro, [s.d].

VAYER, P. e RONCIN, C. A integração da criança deficiente na classe. São Paulo: Manole, 1989.

Publicado

2016-03-18

Cómo citar

Pereira, V. P., & Prudente, S. C. (2016). Processo de inclusão do deficiente visual em ambiente educacional. Multitemas. Recuperado a partir de https://interacoesucdb.emnuvens.com.br/multitemas/article/view/679

Número

Sección

Artigos