Pais ouvintes, filhos surdos: barreiras na comunicação

Autores/as

  • Helena dos Santos Silva Gianoto
  • Adriano de Oliveira Gianotto
  • Heitor Romero Marques

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v21i49.1114

Palabras clave:

surdez, barreira comunicacional, família de surdo.

Resumen

O presente artigo objetiva uma reflexão de que a surdez não é um obstáculo para a comunicação de fato, a linguagem de sinais é o caminho para a integração social dos deficientes auditivos, mas é preciso compreender que todo o processo de ensino e aprendizado dos conteúdos nas escolas regulares tende a ser retransmitido, traduzido, para outra língua. Respeitar as especificidades de cada forma de comunicação estima ser o caminho para que não haja divergências quanto àquilo que está sendo transmitido aos alunos surdos. As barreiras na comunicação entre membros da família e sociedade é um fato organizador deste artigo, numa assertiva de enfrentar a problemática da surdez. Esta pesquisa de natureza realizada por meio de estudos bibliográficos e de campo com famílias de surdos tem o intuito da inclusão da pessoa surda no ensino regular e seus reflexos no processo de aprendizagem.

Biografía del autor/a

Heitor Romero Marques

 

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Publicado

2016-06-17

Cómo citar

Silva Gianoto, H. dos S., Gianotto, A. de O., & Marques, H. R. (2016). Pais ouvintes, filhos surdos: barreiras na comunicação. Multitemas, 21(49). https://doi.org/10.20435/multi.v21i49.1114