A qualidade dos serviços de vinho nos restaurantes de Campo Grande
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v0i27.810Abstract
A uva e o vinho acompanharam todas as etapas da evolução da humanidade, percorrendo longos caminhos até chegar ao Brasil,tentando se adaptar ao clima e ao solo, que se diferem nas regiões brasileiras. Conseguiam adaptar-se com sucesso na região sul do país, detentora da maior produção de vinho no Brasil. Campo Grande apresenta um enriquecido mosaico cultural, percebido nas mais diferentes áreas, incluindo a gastronomia. Grande parte dos restaurantes típicos italianos da capital, vendem e servem o vinho. Por este fato, procurou-se identificar locais onde o fluxo de clientes e de venda de vinho era grande. Sem saber qual tipo de conhecimento os responsáveis e os atendentes dos restaurantes escolhidos têm sobre o assunto, buscou-se identificar quais as qualidades que implicam este serviço. A base para fundamentar a prática da pesquisa foi obtida por meio de entrevistas, visitas e observações nos locais escolhidos, as quais elucidaram as opiniões e experiências dos freqüentadores, responsáveis ou proprietários e funcionários que vivenciam ou oferecem o usufruto do serviço de vinho. Nos restaurantes onde é usada a tipologia de cantina,o tratamento em relação ao atendimento é simplificado, sem abrir mão da qualidade dos produtos oferecidos pela casa. Na categoria cantina, duas casas foram observadas, a Cantina Romana e a Casa Colonial. Na Cantina Romana, para clientes diferenciados, mais exigentes, o atendimento também é diferenciado e o armazenamento dos vinhos não é muito adequado. Na Casa Colonial o que difere da cantina anterior é a preocupação com a conservação adequada do vinho; para isso, uma adega está em fase de construção. Já no Ristorante La Távola di Capri é utilizado o serviço de vinho. O garçom é que serve o vinho, apesar de não terem uma grande preocupação com a conservação do mesmo. A finalização da proposta inicial é a caracterização pela elaboração de um livrete explicativo sobre o serviço de vinho, seu armazenamento e conservação. Devido a exigências do mercado, notocante à qualidade do vinho e ao atendimento, o material elaborado propõe a informação sobre o assunto aos usuários, favorecendo a melhoria do serviço oferecido.References
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