Um estudo exploratório preliminar sobre o lugar da comunicação na ciência
DOI:
https://doi.org/10.20435/multi.v29i72.4399Palavras-chave:
método, ciência, comunicação, vulnerabilidades, recortesResumo
Neste artigo, é realizado um estudo exploratório a partir da aplicação de um método capaz de revelar fraquezas, oportunidades e lacunas sobre um determinado tema. Para tanto, oferecemos uma perspectiva geral do modelo teórico que fundamenta a metodologia da pesquisa, bem como a sua descrição. Em seguida, o método é aplicado para examinar um artigo criteriosamente selecionado para identificar e explorar as vulnerabilidades – escolhas explícitas e implícitas do autor decorrentes dos recortes metodológico, teórico e empírico – sobre um estudo da relação entre ciência e comunicação. Os resultados apontam para a existência de problemas intrínsecos significativos na teoria da ciência contemporânea, bem como que o fenômeno empírico da comunicação em si é passível de tornar-se objeto de estudo de uma ciência da comunicação ainda a ser instituída.
Referências
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede - A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura. [Volume I]. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2012.
ENGELBART, Douglas Carl. Augmenting Human Intellect: a conceptual framework. Stanford: Stanford Research Institute, 1962.
FRANÇA, Vera Veiga. Paradigmas da comunicação: conhecer o quê? In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 10., 2001, Brasília. Anais [...]. Brasília: Compós, 2001.
KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de Metodologia Científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. Petrópolis: Vozes, 2011.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução: Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 2011.
LOR, Peter Johan. International and comparative librarianship: concepts and methods for global studies. Boston: De Gruyter Saur, 2019. Doi: https://doi.org/10.1515/9783110267990
MANOVICH, Lev. Software Takes Command. New York: Bloomsbury, 2014. Doi: http://dx.doi.org/10.5040/9781472544988
RHEINGOLD, Howard. Tools for Thought: the History and Future of Mind-Expanding Technology. Cambridge: The MIT Press, 2000. Disponível em: http://www.rheingold.com/texts/tft/. Acesso em: 3 fev. 2024.
SIGNATES, Luiz. A Comunicação como ciência básica tardia: uma hipótese para o debate. E-Compós, Brasília, v. 21, n. 2, maio/ago. 2018. Doi: http://doi.org/10.30962/ec.1387
SERRA, Joaquim Paulo. Manual de Teoria da Comunicação. Covilhã: Livros Labcom, 2007.
SODRÉ, Muniz. A ciência do comum: notas para o método comunicacional. Petrópolis: Vozes, 2014.
YIN, Robert. Estudo de casos: planejamento e métodos. 5. ed. Tradução: Cristhian Matheus Herrera. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alfredo Lanari

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.