Práticas educativas comparadas, geopolítica e território cultural: a internacionalização no Projeto Bioceânica Educativa/FUNDECT MS/CNPq
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v24i4.4223Palavras-chave:
Práticas educativas comparadas, geopolítica, território cultural, Rota Bioceânica, internacionalizaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo descrever como três categorias conceituais do Projeto Bioceânica Educativa se articulam e dão identidade ao paradigma de internacionalização da educação superior assumido pelo projeto. Teoricamente é desenvolvido assumindo a internacionalização como a quarta missão da Universidade, com auxílio metodológico do Estudo de Caso e dos Estudos em Educação Comparada. Contextualmente, ocorre no horizonte da Rota da Integração Latino-Americana (RILA/Rota Bioceânica). Ressalta-se que qualquer projeto de internacionalização exige uma leitura multinível, partindo do pressuposto de que o Projeto Bioceânica Educativa impõe a necessidade de saberes e práticas da diplomacia universitária, comparação entre sistemas de ensino, consciência da geopolítica internacional e apreensão cultural territorial em termos de quatro realidades geográficas históricas, políticas e socialmente diversas. Assim, para o Projeto Bioceânica Educativa, apresenta-se a possibilidade de continuar contribuindo com estudos e pesquisas em IES a partir de uma visão metateórica, jogando mais para evidenciar as possibilidades de tensão e relaxamento das relações interuniversitárias e internacionais.
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