Panorama histórico-cultural do social business e dos negócios de impacto (NI)
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v25i3.3863Palavras-chave:
negócios de impacto, governança global de impacto, ONU, organizaçõesResumo
As iniciativas de empreendedorismo social têm chamado a atenção em razão da presença de estruturas e arranjos institucionais de características híbridas, ora mais próximas do setor empresarial (negócio), ora mais próximas das organizações sem fins lucrativos (social). Este trabalho demonstra a incursão histórica que permitiu compreender a gênese do social business como prática atual nas relações negócio-sociedade. Busca-se fomentar o debate sobre o social e o negócio visando avançar nas discussões que ocorrem nas práticas organizacionais dos negócios de impacto (NI). Neste sentido, a pesquisa aqui apresentada insere-se no campo dos estudos culturais críticos, apresentando parte de uma pesquisa baseada nas abordagens da Grounded Theory, (Glaser; Strauss, 1967). Foi realizada uma pesquisa na internet, acompanhando diariamente, por 36 meses, notícias, artigos e novas enunciações sobre os termos “negócios sociais”, “social business” e “negócios de impacto”. Os resultados discutem de modo crítico os processos de racionalização e modernização gerados a partir da produção social das identidades organizacionais híbridas que atualmente são criadas para causar impacto social. O panorama histórico do setor de impacto traçado na pesquisa evidenciou a trajetória socioeconômica do social business e, servindo como recurso metodológico, permitiu vislumbrar o embricamento (social-negócio) como uma mudança histórica. Esse embricamento se incorpora como inovação no discurso e na prática de negócios evidenciando um paradigma cultural que vem sendo construído ao longo dos últimos 75 anos, diretamente influenciado pela Governança Global de Desenvolvimento (GGD). As novas práticas de negócios, baseadas no social business, são a expressão máxima desse novo paradigma e expressam uma mudança cultural que resulta em novas tipologias de negócios que buscam resolver por meio das trocas econômicas os problemas típicos do campo social.
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