Temas transversais ou conteúdos disciplinares? Cultura, cidadania e diferença

Autores/as

  • Maurinice Evaristo Wenceslau Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Fabiany de Cássia Tavares Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v18i4.1562

Palabras clave:

Currículo, Cultura, Cidadania, Diferença, Ensino Fundamental.

Resumen

O texto apresenta resultados de pesquisa que analisou a representação das noções de cultura, cidadania e diferença como temas transversais constantes de documentos curriculares publicados no período de 2000 a 2008 por uma rede municipal de ensino, particularmente destinados ao ensino fundamental. O desenho metodológico da análise orientou-se pelas ferramentas do estudo comparado de caráter bibliográfico-documental.

Biografía del autor/a

Maurinice Evaristo Wenceslau, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Direito das Relações Sociais pelo Programa de Direito, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Professora-pesquisadora Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPG DH) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa "Laboratório de Estudos e Pesquisa em Direitos Difusos" (LEDD).

Fabiany de Cássia Tavares Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (2016), com estágios nas Universidades de Granada (Espanha) e Coimbra (Portugal), bolsista CNPQ PDS. Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Professora-pesquisadora Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa "Observatório de Cultura Escolar" (OCE). Bolsista Produtividade CNPQ.

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Publicado

2017-09-21

Cómo citar

Wenceslau, M. E., & Silva, F. de C. T. (2017). Temas transversais ou conteúdos disciplinares? Cultura, cidadania e diferença. Interações (Campo Grande), 18(4), 197–206. https://doi.org/10.20435/inter.v18i4.1562