Temas transversais ou conteúdos disciplinares? Cultura, cidadania e diferença

Authors

  • Maurinice Evaristo Wenceslau Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Fabiany de Cássia Tavares Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v18i4.1562

Keywords:

Currículo, Cultura, Cidadania, Diferença, Ensino Fundamental.

Abstract

O texto apresenta resultados de pesquisa que analisou a representação das noções de cultura, cidadania e diferença como temas transversais constantes de documentos curriculares publicados no período de 2000 a 2008 por uma rede municipal de ensino, particularmente destinados ao ensino fundamental. O desenho metodológico da análise orientou-se pelas ferramentas do estudo comparado de caráter bibliográfico-documental.

Author Biographies

Maurinice Evaristo Wenceslau, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Direito das Relações Sociais pelo Programa de Direito, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Professora-pesquisadora Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPG DH) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa "Laboratório de Estudos e Pesquisa em Direitos Difusos" (LEDD).

Fabiany de Cássia Tavares Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (2016), com estágios nas Universidades de Granada (Espanha) e Coimbra (Portugal), bolsista CNPQ PDS. Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Professora-pesquisadora Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa "Observatório de Cultura Escolar" (OCE). Bolsista Produtividade CNPQ.

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Published

2017-09-21

How to Cite

Wenceslau, M. E., & Silva, F. de C. T. (2017). Temas transversais ou conteúdos disciplinares? Cultura, cidadania e diferença. Interações (Campo Grande), 18(4), 197–206. https://doi.org/10.20435/inter.v18i4.1562