Gênero e educação em contextos indígenas na Amazônia: as relações que constituem a produção identitária das mulheres professoras Arara-Karo do Estado de Rondônia

Autores/as

  • Maria Isabel Alonso Alves
  • Heitor Queiroz de Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.20435/1984042X2016209

Palabras clave:

gênero, sociedades indígenas, identidades/diferenças.

Resumen

Trata-se de reflexões sobre as relações de gênero presente na etnia Arara-Karo do Estado de Rondônia, onde buscamos abordar as questões de identidades/diferença na perspectiva dos estudos de prefixo pós (Pós-Estruturalista; Pós-Moderno; Estudos de Gênero; Estudos Culturais, Estudos Pós-Coloniais). São reflexões que têm o objetivo de tensionar as questões culturais produzidas no âmbito das sociedades indígenas, muitas vezes dadas como “naturais”, mas que podem ser ressignificadas no contexto cultural.

Citas

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Publicado

2016-06-02

Cómo citar

Alonso Alves, M. I., & de Medeiros, H. Q. (2016). Gênero e educação em contextos indígenas na Amazônia: as relações que constituem a produção identitária das mulheres professoras Arara-Karo do Estado de Rondônia. Interações (Campo Grande), 17(2). https://doi.org/10.20435/1984042X2016209