Práticas educativas comparadas, geopolítica e território cultural: a internacionalização no Projeto Bioceânica Educativa/FUNDECT MS/CNPq

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v24i4.4223

Palavras-chave:

Práticas educativas comparadas, geopolítica, território cultural, Rota Bioceânica, internacionalização

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever como três categorias conceituais do Projeto Bioceânica Educativa se articulam e dão identidade ao paradigma de internacionalização da educação superior assumido pelo projeto. Teoricamente é desenvolvido assumindo a internacionalização como a quarta missão da Universidade, com auxílio metodológico do Estudo de Caso e dos Estudos em Educação Comparada. Contextualmente, ocorre no horizonte da Rota da Integração Latino-Americana (RILA/Rota Bioceânica). Ressalta-se que qualquer projeto de internacionalização exige uma leitura multinível, partindo do pressuposto de que o Projeto Bioceânica Educativa impõe a necessidade de saberes e práticas da diplomacia universitária, comparação entre sistemas de ensino, consciência da geopolítica internacional e apreensão cultural territorial em termos de quatro realidades geográficas históricas, políticas e socialmente diversas. Assim, para o Projeto Bioceânica Educativa, apresenta-se a possibilidade de continuar contribuindo com estudos e pesquisas em IES a partir de uma visão metateórica, jogando mais para evidenciar as possibilidades de tensão e relaxamento das relações interuniversitárias e internacionais.

Biografia do Autor

Linoel Leal Ordonez, Fundect/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pós-doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/UFMS). Doutor em Ciências Humanas pela Universidade de Zulia, Venezuela. Mestre em Ciências com ênfase na Orientação da Conduta, e graduação em Licenciatura em Educação, com revalidação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), equivalente a Licenciatura em Letras – Inglês. Docente e pesquisador no PPGEdu/UFMS. Tradutor e Editor de Textos, além de Gestor de Mídias Digitais e Editor Adjunto internacional da Revista InterMeio do PPGEdu.

Fabiany de Cássia Tavares Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de São Paulo. Doutora e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordenadora do Programa de Pós-graduação (PPGEdu) – Mestrado e Doutorado. Presidenta da Comissão Setorial de Pesquisa. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - NIvel 1D. Vice-coordenadora da ANPEd - Centro- Oeste.

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Publicado

2023-11-24

Como Citar

Leal Ordonez, L. L., & Silva, F. de C. T. (2023). Práticas educativas comparadas, geopolítica e território cultural: a internacionalização no Projeto Bioceânica Educativa/FUNDECT MS/CNPq. Interações (Campo Grande), 24(4), e2444223. https://doi.org/10.20435/inter.v24i4.4223

Edição

Seção

DOSSIÊ III: O PAPEL DA UNIRILA NOS "DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO NA ROTA BIOCEÂNICA (BRASIL, PARAGUAI, ARGENTINA E CHILE)"