As redes de atores do Corredor Rodoviário Bioceânico “Mato Grosso do Sul – Portos do Norte do Chile”: diagnóstico e proposta de uma governança multinível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v24i4.4180

Palavras-chave:

governança, América do Sul, integração de infraestrutura, Corredor Rodoviário Bioceânico

Resumo

O Corredor Rodoviário Bioceânico (CRB) entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile é um projeto cujo
principal objetivo é oferecer novas oportunidades de desenvolvimento para as regiões periféricas e sem
litoral do Trópico de Capricórnio. No entanto, para que ocorra uma transformação regional e necessario
mais que construir infraestrutura. Em particular, se requere uma coordenação eficaz entre os diferentes
intervenientes para alcançar o desenvolvimento. O principal objetivo deste documento é fornecer uma
explicação detalhada sobre a estrutura da rede de atores do CRB bem como propor uma abordagem de
governança potencial que facilite uma melhor coordenação entre os participantes. Por meio de uma análise
de redes sociais (ARS) exploramos a dinâmica de participação e tomada de decisão entre os diferentes atores
envolvidos. Os resultados revelaram uma baixa participação do setor privado, pouco vinculo transnacionais
(maiores interações entre atores de um mesmo país), baixa interação entre atores governamentais nacionais
e subnacionais-locais e pouco envolvimento do governo nacional na Argentina. Em relação à proposta de
governança, sugere-se a criação de duas novas mesas (Desenvolvimento Socioambiental e Segurança nas
Fronteiras), a promoção de missões empresariais com visão de integração regional e a preservação dos
avanços do Grupo de Trabalho CRB.

Biografia do Autor

Ledys Franco, Universidad Católica del Norte de Chile (UCN)

Master en Economía Aplicada con Mención en Estudios Regionales de la Universidad Católica del Norte, Chile. Investigadora del Instituto de Economía Aplicada Regional de la Universidad Católica del Norte de Chile (IDEAR/UCN).

Julia De Souza Borba Gonçalves, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

Investigadora en el Instituto de Investigación Económica Aplicada (IPEA, Brasil). Estudiante de doctorado en Relaciones Internacionales por la Universidad de Brasilia (UnB) y master en Relaciones Internacionales por el Programa Interinstitucional (UNESP, UNICAMP y PUC-SP) de Postgrado en Relaciones Internacionales San Tiago Dantas.

Miguel Atienza, Universidad Católica del Norte

Doctor en Economía de la Universidad Autónoma de Madrid y MPhil en Estudios de Desarrollo del Institute of Development Studies (IDS), Universidad de Sussex. Académico del Departamento de Economía de la Universidad Católica del Norte en Antofagasta (Chile). Especializado en economía regional y urbana y sus principales temas de investigación son la evolución de las concentraciones espaciales, el emprendimiento y el desarrollo regional, el desarrollo de regiones ricas en recursos naturales y la interacción entre multinacionales y regiones.

Pedro Silva Barros, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

Pedro Silva Barros es investigador del Instituto de Investigación Económica Aplicada (IPEA, Brasil), doctor en Integración Latinoamericana por la Universidad de São Paulo (USP) y exdirector de asuntos económicos de la Unión de Naciones Suramericanas (Unasur, 2015-2018).

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Publicado

2023-11-08

Como Citar

Franco, L., Gonçalves, J. D. S. B., Atienza, M., & Barros, P. S. (2023). As redes de atores do Corredor Rodoviário Bioceânico “Mato Grosso do Sul – Portos do Norte do Chile”: diagnóstico e proposta de uma governança multinível. Interações (Campo Grande), 24(4), e2444180. https://doi.org/10.20435/inter.v24i4.4180

Edição

Seção

DOSSIÊ III: O PAPEL DA UNIRILA NOS "DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO NA ROTA BIOCEÂNICA (BRASIL, PARAGUAI, ARGENTINA E CHILE)"