Programa Bolsa Família: impacto na alimentação e papel da aquisição não monetária no meio urbano e rural
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v21i4.2348Palavras-chave:
Programa Bolsa Família, Segurança Alimentar e Nutricional, Meio Urbano e Rural, AutoconsumoResumo
Este estudo avalia o impacto do Programa Bolsa Família nos meios urbano e rural, investigando mudanças no consumo de alimentos e identificando o acesso a outras aquisições não monetárias. Por meio de 86 entrevistas em um município do Paraná, observou-se que o programa aumentou a frequência do consumo de alimentos com ajuda de outras aquisições não monetárias no meio urbano. No meio rural, o autoconsumo foi importante coadjuvante para a segurança alimentar dos beneficiários.
Referências
ATLAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO NO BRASIL. 2013. Consulte o perfil da sua localidade. 2013. Disponível em: http://atlasbrasil.org.br/2013/pt/home/. Acesso em: 10 dez. 2017.
CAMPELLO, Tereza. Uma década derrubando mitos e superando expectativas. In: CAMPELLO, T.; NERI, M. C. (Org.). Programa Bolsa Família: uma década de inclusão e cidadania. Brasília: Ipea, 2013. p. 15-24.
INSTITUTO BRASILEIRO DE ANÁLISES SOCIAIS E ECONÔMICAS. Repercussões do Programa Bolsa Família na Segurança Alimentar e Nutricional das famílias beneficiadas: resultados referentes à situação de Insegurança Alimentar. Rio de Janeiro: Ibase, 2008.
INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. Diagnóstico socioeconômico do Território Cantuquiriguaçu: 1ª fase: caracterização global/Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. Curitiba: Ipardes, 2007.
LACERDA, Fernanda Calasans Costa. A pobreza na Bahia sob o prisma multidimensional: uma análise baseada na abordagem das necessidades básicas e na abordagem das capacitações. Uberlândia: UFU, 2009.
MENDES, Luan Souza. Agricultura urbana e periurbana como fonte de renda através do autoconsumo. Florianópolis: UFSC, 2016.
PINHEIRO, Mauricio Mota Saboya. As liberdades humanas como base do desenvolvimento: uma análise conceitual de abordagem das capacidades humanas de Amartya Sen. Rio de Janeiro: Ipea, 2012.
SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Tradução de Laura Teixeira Motta e revisão técnica de Ricardo Doninelli Mendes. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
SENNA, Mônica de Castro Maia; BRANDÃO, André Augusto; Da DALT, Salete. Programa Bolsa Família e o acompanhamento das condicionalidades na área da saúde. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 125, p. 148-66, jan./abr. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0101-6628.060. Acesso em: 18 jul. 2018.
SILVEIRA, Adriana Dragone; SCHNEIDER, Gabriela. Política educacional, pobreza e educação: retrato do atendimento aos estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família no Paraná. Educar em Revista, Curitiba, n. spe. 2, p. 113-30, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.