Diretrizes para a fase de projetos de edificações públicas sob o foco da sustentabilidade ambiental: Estudo de caso de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) de acordo com o sistema de certificação LEED

Autores/as

  • Roberto Caldeira da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Ludmila De Souza Freitas Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.20435/1984-042X-2016-v.17-n.4(17)

Palabras clave:

sustentabilidade ambiental, edificações públicas, certificação LEED.

Resumen

O objetivo deste artigo é propor melhorias para a fase de projetos de edificações públicas, sob o enfoque do sistema de certificação LEED. A estratégia adotada para a pesquisa foi o estudo de caso de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), localizada na cidade de Curitiba-PR. O estudo revelou que a edificação não atende a maioria dos itens das categorias previstas no checklist. No entanto, com as diretrizes recomendadas, refez-se a avaliação, conseguindo obter um escore tal que possibilitaria enquadrar a edificação como certificada.

Biografía del autor/a

Roberto Caldeira da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Engenheiro Civil (UFPR), Especialista em Gerenciamento de obras (UTFPR), Mestre em Engenharia de Construção Civil (UFPR), lotado na Diretoria de Projetos e Obras da UTFPR.

Ludmila De Souza Freitas, Universidade Federal do Paraná

Arquiteta e Urbanista (UFMS), Especialista em Design de Interiores (Uniderp), Mestranda em Design (UFPR), lotada no Departamento de Projetos Civis da UTFPR.

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Publicado

2016-12-18

Cómo citar

Silva, R. C. da, & Freitas, L. D. S. (2016). Diretrizes para a fase de projetos de edificações públicas sob o foco da sustentabilidade ambiental: Estudo de caso de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) de acordo com o sistema de certificação LEED. Interações (Campo Grande), 17(4). https://doi.org/10.20435/1984-042X-2016-v.17-n.4(17)