Argumentações acerca de questões técnico-científicas: disputas, valores e ideais de mundo
DOI:
https://doi.org/10.20435/interações.v11i2.360Palabras clave:
Argumentação. Linguagem. Ética discursiva.Resumen
Este artigo discute questões relativas aos processos argumentativos que envolvem debates de opiniões naesfera pública, com especial atenção aos debates travados em torno de assuntos relacionados com ciência e tecnologia.Os conceitos tratados apresentam-se como proposta de fundamentação para as práticas de Extensão Rural e outrasformas de interação social mediadas pela Ciência e Tecnologia.Citas
Karl-Otto. Transformação da Filosofia II. São Paulo: Loyola, 2000.
AUSTIN, J. L. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
ARISTÓTELES. Arte retórica e arte poética. Trad. Antônio Carvalho. 16.ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Ediouro, s/d. (Clássicos de Bolso)
BRETON, Philippe. A argumentação na comunicação. Trad. Viviane Ribeiro. 2.ed. Bauru: Edusc, 2003.
CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. 10.ed. São Paulo: Ática, 1995. (Série Princípios) COOK, Guy; PIERI, Elisa; ROBBINS, Peter. The Scientists think and the public feels’: expert perceptions of the discourse of GM Food. Discourse & Society, Londres, v. 15, n. 4, p. 433-49, July 2004.
DUMONT, Luis. O individualismo: uma perspectiva antropológica da ideologia moderna. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
ESTEVES, João Pissarra. A persuasão na ordem da interação: paixão e mistérios do quotidiano na sociologia de Erwving Goffman. Revista Comunicação e Linguagens, Lisboa, n. 14, p. 55-68, Dez 1991.
FIGUEIREDO, Vilma. Produção social da tecnologia. São Paulo: Editora Pedagógica Universitária, 1989. (Temas Básicos da Sociologia e Ciência Política)
FIORIN, J. Luís. As astúcias da enunciação – as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Ática, 1996. (Ensaios 144)
______. Linguagem e ideologia. 2. ed. São Paulo: Ática, 1995.
FREITAG, Bárbara. Itinerários de Antígona: a questão da moralidade. Campinas: Papirus, 1992.
GODBOUT, Jacques T. O espírito da dádiva. Rio de Janeiro: FGV, 1999.
HABERMAS, Jürgen. Consciência moral e agir comunicativo. Trad. Guido A. Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
______. Verdade e justificação: ensaios filosóficos. Trad. Milton Camargo Mota. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
KNORR-CETINA, Karin D. Scientific Communities or transepistemic arenas of research? A critique of quaseeconomic models of science. Social Studies of Science, London/Beverly Hills, v. 12, p.101-30, 1982.
KOCH, Ingedore Villaça. Argumentação e linguagem. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1993.
______. A Inter-ação pela linguagem. 8. Ed. São Paulo: Contexto, 2003.
LASSANCE, A . E. Tecnologia social: uma estratégia para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundação Banco do Brasil, 2004.
LIANZA, Sidney; ADOR, Felipe. Tecnologia e desenvolvimento social e solidário. Porto Alegre: UFRGS, 2005.
LÖWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. São Paulo: Busca Vida, 1987.
MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva: forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. Sociologia e Antropologia, São Paulo, v. II, p. 37-184, 1974.
MAINGUENEAU, Dominique. Termos-chave da análise do discurso. Trad. Márcio V. Barbosa e Ma.Emília A.T. Lima. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.
MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. 6. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1986.
MOSCOVICI, Serge; DOISE, Willem. Dissensões e consenso: uma teoria geral das decisões coletivas. Lisboa: Horizonte Psicologia. 2001.
ORLANDI, E. Discurso e leitura. São Paulo: Ed. UNICAMP: Cortez, 1988.
PARRET, Herman. Os argumentos do sedutor. Revista Comunicação e linguagens, Lisboa, n. 14. p. 9- 22. Dez. 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.