La fundación del curso de Trabajo Social en universidades públicas federales en Rio Grande do Sul: contradicciones, posibilidades y desafíos para el desarrollo local-regional
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v21i3.2883Palabras clave:
Trabajo Social, Asistente social, universidad pública, ReuniResumen
Este artículo tiene la intención de reflexionar acerca de la creación de los primeros cursos de graduación en Trabajo Social en las universidades federales del interior de Rio Grande do Sul, más específicamente en la Universidad Federal del Pampa (Unipampa/Campus São Borja), el primer curso público, federal y gratuito en el interior del estado de Rio Grande do Sul en el área de Trabajo Social, y en la Universidad Federal de Santa María (UFSM), tercer curso creado. El artículo también analiza las posibilidades de expansión de los cursos superiores en Trabajo Social en las universidades de Rio Grande do Sul, en lo que concierne al desarrollo local-regional, presentando, además, sus contradicciones y desafíos a la forma con que se implementaron tales cursos.
Citas
AGUIAR, Antônio Geraldo de. Serviço Social e Filosofia: das origens a Araxá. São Paulo: Cortez: UNIMEP, 1982.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO E PESQUISA E SERVIÇO SOCIAL (ABEPSS). Proposta Básica para o Projeto de Formação Profissional. 1996. Disponível em: http://www.abepss.org.br/arquivos/textos/documento_201603311138166377210.pdf. Acesso em: 6 jul. 2020.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 6 jul. 2020.
BULLA, Leonia Capaverde. Origens e profissionalização do Serviço Social no Brasil. In: FLINCKINGER, Hans-Georg (Org.). Entre caridade, solidariedade e cidadania: história comparativa do Serviço Social Brasil/Alemanha. Porto Alegre: Edipucrs, 2000.
CHAUÍ. Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, p. 5-15, set./dez. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782003000300002&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 6 jul. 2020.
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Código de Ética Profissional. Resolução CFESS n. 273/93, de 13 de março de 1993. Institui o Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais e dá outras providências. Brasília, março 1993.
DALLA NORA, Helenice Aparecida D. A gênese do Serviço Social no Brasil: trajetória histórica da formação profissional. Revista Temas Sociais em Expressão, Frederico Westphalen, RS, v. 1, n. 1, p. 45-55, 2002.
ENCONTRO DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS (FORPROEX). Conceito de extensão, institucionalização e financiamento. Brasília, 1987. Disponível em: https://www2.unifap.br/dex/files/2015/04/1987-I-Encontro-Nacional-do-FORPROEX.pdf. Acesso em: 12 jun. 2016.
FALEIROS, Vicente de Paula. Reconceituação no Brasil: uma questão em movimento? São Paulo: Cortez, 2004.
FALEIROS, Vicente de Paula. Estratégias em Serviço Social. São Paulo: Cortez, 1997.
FRAGA, Cristina Kologeski; OLIVEIRA, Ana Flávia Roatt de; SEBASTIANY, Mariana Marques. Perfil socioeconômico das/os estudantes de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Maria. Revista Sociais & Humanas, Santa Maria, RS, v. 31, n. 2, p. 214-36, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/31480/pdf. Acesso em: 30 maio de 2019.
FRANTZ, Walter. Reflexões sobre universidade. In: ANDRADE, Elisabete; ANDRIOLI, Liria Ângela; FRANTZ, Walter (Org.). Educação no contexto da globalização: reflexões a partir de diferentes olhares. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2013.
FRANTZ, Walter. Desafios à Universidade no espaço das práticas sociais. In: BARCELOS, Eronita Silva; RASIA, Pedro Carlos; SILVA, Enio Waldir da (Org.). Economia solidária: sistematizando experiências. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2010.
GARCIA, Maria Lúcia T.; FERNANDEZ, Cristiane B. Graduação e pós-graduação em serviço social no Brasil. Textos & Contextos, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 262-75, ago./dez. 2018. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/30253/17730. Acesso em: 4 ago. 2019.
IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2014a.
IAMAMOTO, Marilda Villela. A formação acadêmico-profissional no serviço social brasileiro. Revista Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 120, p. 608-39, out./dez. 2014b. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0101-6628.001. Acesso em: 10 ago. 2019.
NETTO, José Paulo. Reconceituação do Serviço Social: 40 anos. Revista Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 84, ano XXVI, nov. 2005.
RISTOFF, Dilvo. O novo perfil do campus brasileiro: uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Revista Avaliação (Campinas), Sorocaba, SP, v. 19, n. 3, p. 723-47, nov. 2014.
VILLAR, Véra Lúcia Carvalho. Formação em Serviço Social: a implantação do curso em universidades públicas federais do Rio Grande do Sul. 2015. 230. f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Faculdade de Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.