Identidade territorial e visibilidade midiática: o artesanato no Caderno Quarta Colônia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v20i3.2059

Palabras clave:

Artesanato, Identidade territorial, Visibilidade midiática, Caderno Quarta Colônia

Resumen

Ancorada nas interações entre local e global, a projeção identitária passa a ser estratégica na busca de oportunidades em nome do desenvolvimento. O Caderno Quarta Colônia foi parte de uma estratégia de visibilidade midiática que visava promover uma imagem identitária territorial, porém, embora presente nas narrativas históricas da italianidade recorrentes no território, a visibilidade dada ao artesanato foi menos intensa do que a outros ativos, indiciando o caráter seletivo dos processos de projeção identitária tecidos em nome do desenvolvimento dos territórios.

Biografía del autor/a

Carolina Iuva de Mello, Universidade Federal de Santa Maria

Professora adjunta do Departamento de Desenho Industrial da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Extensão Rural; Mestre em Engenharia de Produção; Graduada em Design.

José Marcos Froehlich, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Associado do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural; Pós-Doutor em Antropologia Social; Doutor em Ciências Sociais; Mestre em Sociologia.

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Publicado

2019-09-23

Cómo citar

Mello, C. I. de, & Froehlich, J. M. (2019). Identidade territorial e visibilidade midiática: o artesanato no Caderno Quarta Colônia. Interações (Campo Grande), 20(3), 769–784. https://doi.org/10.20435/inter.v20i3.2059