Processos de ensinagem em desenvolvimento local participativo

Autores/as

  • Ricardo Lopes Correia Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0003-3108-2224
  • Samira Lima da Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marco Akerman Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina do ABC

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v18i3.1526

Palabras clave:

desenvolvimento local, ensino e aprendizagem, rede de apoio, terapia ocupacional, território.

Resumen

Este artigo tem por objetivo compreender as apreensões sobre questões de vida local como conteúdo do conhecimento nos processos de ensinagem em desenvolvimento local participativo. Trata-se de uma pesquisa documental resgatada durante atividades de extensão universitária num bairro de assentamento no interior de São Paulo. Compreendeu-se que esse processo permite uma triangulação de elementos para a desconcentração de capitais e a produção de outras epistemologias entre ciência e cotidiano.

Biografía del autor/a

Ricardo Lopes Correia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Terapeuta Ocupacional. Doutor e Mestre em Ciências da Saúde/concetração em Saúde Coletiva, politicas públicas e determinantes sociais. Especialista em dependências, abusos e compulsões. Professor do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

Samira Lima da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Atualmente é professora Adjunto IV do Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social da UFRJ. Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1995), especialização em Saúde Pública pela Universidade Federal de São Carlos (1996), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007).

Marco Akerman, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina do ABC

Em 2014, tomei posse como Professor Titular do Departamento de Prática de Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP. Sou médico (1981) e especialista em Saúde Pública e Medicina Social (1983) pela Universidade Federal de Minas Gerais; especialista em Gestão Hospitalar para o Setor Público pela Fundação Getúlio Vargas (1986); Mestrado em Planejamento e Financiamento do Setor de Saúde (1989) e PhD em Epidemiologia e Saúde Pública (1993), pela Universidade de Londres; Especialista em Ativação de Mudanças na Graduação de Profissionais de Saúde pela FIOCRUZ (2005); Livre-Docente pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2012).

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Publicado

2017-07-31

Cómo citar

Correia, R. L., Costa, S. L. da, & Akerman, M. (2017). Processos de ensinagem em desenvolvimento local participativo. Interações (Campo Grande), 18(3), 23–39. https://doi.org/10.20435/inter.v18i3.1526