A História ensinada na escola: é possível pensar/agir a partir do todo?
DOI:
https://doi.org/10.20435/interações.v15i1.130Palabras clave:
Ensino de História. Formação de professores. Aprendizagem.Resumen
Neste texto, a partir da pergunta “quais são as características do ensino e da aprendizagem da História nas diferentes etapas do Ensino Fundamental?”, analisamos as dificuldades e os entraves enfrentados por alunos e professores, as especificidades na aprendizagem e na formação de professores nas áreas da História e da Pedagogia, o modo como os professores expressam suas práticas pedagógicas e as consequências desses modos de ensinar nos processos de aprendizagem dos alunos.
Citas
BARTON, Keith. Qual a utilidade da História para as crianças? Contributos do ensino de História para a cidadania. In: BARCA, Isabel (Org.). Para uma educação histórica de qualidade. Jornada Internacional de Educação Histórica. 4., Actas... Minho: Centro de Investigação em Educação (CIEd)/Instituto de Educação em Psicologia, 2004. p. 11 - 27.
BECKER, Fernando. A origem do conhecimento e a aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003.
BRANSFORD, John; BROWN, Ann; COCKING, Rodney R. (Org.). Como as pessoas aprendem: cérebro, mente, experiência e escola. São Paulo: Senac São Paulo, 2007.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/ arquivos/pdf/pcn_5a8_historia.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2013.
CAIMI, Flávia Eloisa. Por que os alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de História. Tempo, Niterói, v. 11, n. 21, p. 17-32, 2006.
______. Aprendendo a ser professor de história. Passo Fundo: Editora UPF, 2008.
DELVAL, Juan. Crescer e pensar: a construção do conhecimento na escola. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
PIAGET, Jean. A construção do real na criança. 3. ed. São Paulo: Ática, 1996.
______. Psicologia da criança e ensino de História. In: PARRAT-DAYAN, Silvia; TRYPHON, Anastácia. Jean Piaget. Sobre a Pedagogia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998. p. 89-95.
POZO, Juan Ignácio. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
PRATS, Joaquín. Ensinar História no contexto das Ciências Sociais: princípios básicos. Revista Educar, Curitiba, Especial, p. 191-218, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.