A escola indígena intercultural: espaço/tempo de afirmação da identidade étnica e de desconstrução da matriz colonial

Autores/as

  • José Licínio Backes Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

DOI:

https://doi.org/10.20435/interações.v15i1.121

Palabras clave:

Escola indígena. Colonialidade. Identidade.

Resumen

O artigo reflete sobre o processo da escolarização indígena e a luta dos povos indígenas, culminando com o reconhecimento ao direito de uma escola indígena, intercultural, específica e diferenciada. Mostra que essa luta continua, pois o fim do colonialismo não significou o fim da colonialidade. Evidencia, ainda, como as falas de acadêmicos indígenas, obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas, se articulam com os teóricos da interculturalidade e da escola indígena.

Citas

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Publicado

2015-11-25

Cómo citar

Backes, J. L. (2015). A escola indígena intercultural: espaço/tempo de afirmação da identidade étnica e de desconstrução da matriz colonial. Interações (Campo Grande), 15(1). https://doi.org/10.20435/interações.v15i1.121