A educação do campo em Ji-Paraná, RO: a mesmidade e a interdição de identidades camponesas
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v19i2.1597Keywords:
educação do campo, estudos culturais, práticas curriculares.Abstract
O presente trabalho, inspirado nos Estudos Culturais, faz uma análise das proposições docentes sobre as práticas que devem ser desenvolvidas para o fortalecimento da Educação do Campo no município de Ji-Paraná, RO. Mostra-se que as identidades camponesas tendem a continuar sendo padronizadas porque os sujeitos do campo não participam do processo de elaboração da educação que a eles se destina.
References
ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
______. Diversidade. In: CALDART, Roseli Salete et al. (Org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. p. 232-8.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
BRASIL. Índice Demográfico Educacional – IDE. 2011. Rondônia, RO. Disponível em: <http://ide.mec.gov.br/2011/estados/relatorio/uf/11>. Acesso em: 15 maio 2015.
_______. Lei CNE/CEB n. 2. Diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo.. Brasília, 28 de abril de 2008.
______. Resolução CNE/CEB n. 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolas do Campo. Brasília, 2002.
______. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, dez. 1996.
CALDART, Roseli Salete. Educação do campo. In: CALDART, Roseli Salete et al. (Org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. p. 259-67.
CIM, Salvador. O processo migratório de ocupação no Estado de Rondônia. Visão histórica. Primeira Versão, Porto Velho, RO, ano II, n. 104, v. VII, jun. 2003. Disponível em: <http://www.primeiraversao.unir.br/atigos_pdf/numero104Cinn.pdf>. Acesso em: 12 maio 2015.
DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES (DNIT). Diretoria de Planejamento e Pesquisa. Coordenação Geral de Planejamento e Programação de Investimentos. Terminologias Rodoviárias Usualmente Utilizadas. Brasília, 2007.
GIROUX, Henri A. Memória e pedagogia no maravilhoso mundo da Disney. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula. Uma introdução aos estudos culturais em educação. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. (Coleção Estudos Culturais em Educação).
GREEN, Bill; BIGUN, Chris. Alienígenas na sala de aula. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.) Alienígenas na sala de aula. Uma introdução aos estudos culturais em educação. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. (Coleção Estudos Culturais em Educação).
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.
______. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. In: THOMPSON, Kenneth (Org.). Media and cultural regulation. London, Thousand Oaks; New Delhi: The Open University; SAGE Publications, 1997. Cap. 5. Publicado em Educação & Realidade com a autorização do autor. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/neccso/word/texto_stuart_centralidadecultura.doc>. Acesso em: 27 mar. 2014.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Estimativa de população 2014. Cidades. Rondônia. Ji-Paraná. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/estimativa2014/estimativa_tcu.shtm>. Acesso em: 5 jun. 2015.
______. Sinopse do Censo Demográfico 2010 - Rondônia. Disponível em: <http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?uf=11&dados=0>. Acesso em: 2 jun. 2015.
JI-PARANÁ, Município [de]. II Seminário de Educação do Campo. 21 de agosto de 2014. Anexo I - Encaminhamentos Gerais. Ji-Paraná, RO: EFA-Itapirema, 2014.
NELSON, Cary; TREICHLER, Paula A.; GROSSBERG, Lawrence. Estudos culturais: uma introdução. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula. Uma introdução aos estudos culturais em educação. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. (Coleção Estudos Culturais em Educação).
OLIVEIRA, Lia Maria T. de; CAMPOS, Marília. Educação básica do campo. In: CALDART, Roseli Salete et al. (Org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. p. 239-46.
RIBEIRO, Marlene. Educação rural. In: CALDART, Roseli Salete et al. (Org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. p. 295-301.
SANT’ANNA, Paulo Afrânio; MARQUES, Luiz Otávio Costa. Pibid Diversidade e a formação de educadores do campo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 725-44, jul./set. 2015. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/45795/34276>. Acesso em: 20 jul. 2015.
SANTOMÉ, Furjo Torres. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula. Uma introdução aos estudos culturais em educação. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. (Coleção Estudos Culturais em Educação).
SILVA, Adrielen Amâncio da; LIMEIRA, Eronilda de Souza. II Seminário de Educação do Campo (Relatório). Escola Família Agrícola, Ji-Paraná, agosto de 2014.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo e identidade social: territórios contestados. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula. Uma introdução aos estudos culturais em educação. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. (Coleção Estudos Culturais em Educação).
______. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.