Patrimônio, consumo cultural e turismo em Ouro Preto, MG, pós-covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v25i4.4479

Palavras-chave:

Patrimonialização, Itinerários de consumo, Consumo Cultural, Turismo, Ouro Preto

Resumo

Esta pesquisa propõe uma abordagem socioespacial dos usos dos espaços públicos e do consumo cultural na patrimonial cidade de Ouro Preto, MG. Durante a pandemia de covid-19, Ouro Preto, juntamente de outros centros históricos, enfrentou desafios significativos com a redução no número visitantes e da receita turística na economia local, o que afetou tanto os serviços turísticos quanto a vida cotidiana no sítio tombado. A partir desse contexto, retomamos pesquisas empíricas e realizamos o levantamento de artigos científicos recentes, documentos oficiais e análise de dados oficiais, para compreender em que medida ocorre o processo de recomposição urbana ouro-pretana diante das novas demandas e desafios das políticas urbanas, do turismo e da habitação no centro histórico pós-crise. Com essa abordagem, foi possível compreender os dispositivos urbanos integrativos que conectam os habitantes e os visitantes ao patrimônio cultural, por meio dos itinerários de consumo, dos usos e das formas de habitar os sítios históricos.

Biografia do Autor

Eder Claudio Malta Souza, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Pós-doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da (UFS). Pesquisador do Laboratório de Estudos Urbanos e Culturais da Universidade Federal de Sergipe (LABEURC/UFS).

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Publicado

2024-12-05

Como Citar

Malta Souza, E. C. (2024). Patrimônio, consumo cultural e turismo em Ouro Preto, MG, pós-covid-19. Interações (Campo Grande), 25(4), e2544479. https://doi.org/10.20435/inter.v25i4.4479