Paisagem, topofilia/topofobia e empreendedorismo: uma proposta de modelo teórico
DOI:
https://doi.org/10.20435/inter.v25i4.4346Palavras-chave:
topofilia, topofobia, paisagem, cultura, empreendedorismoResumo
Resumo: O objetivo deste ensaio foi criar um aparato teórico-metodológico que permita analisar os simbolismos da paisagem e como estas afetam – de maneira topofilica ou topofóbica – as relações dos empreendedores com o lugar. A proposta é entender um pouco mais como o contexto socioespacial do empreendedorismo pode direcionar o perfil de culturas empreendedoras locais a partir dos simbolismos, com cargas culturais, impressos na paisagem, e pela forma como esses significados são apreendidos pela comunidade empreendedora. Para tanto, recorremos aos debates teóricos desenvolvidos na Antropologia e Sociologia sobre cultura e nas discussões sobre paisagem e relações subjetivas com o lugar, correntes na Geografia Cultural. A aproximação dos conceitos de topofilia e topofobia foi inspirada pelo uso recente (2020) do termo, em um contexto mais prático e menos teórico, como sendo um dos fatores-chave para o desenvolvimento de um ecossistema empreendedor. Trata-se, então, de averiguar o potencial de uso e a validade desse conceito para a compreensão do fenômeno do empreendedorismo, sendo útil a busca por delinear um arcabouço teórico-metodológico para compreender com maior profundidade tais implicações.
Referências
ÁCS, Z. J.; AUTIO, E.; SZERB, L. National Systems of Entrepreneurship: measurement issues and policy implications. Research Policy, Amsterdã, v. 43, n. 3, p. 476–94, 2014.
ANDERSON, A. R.; WARREN, L.; BENSEMANN, J. Identity, Enactment, and Entrepreneurship Engagement in a Declining Place. Journal of Small Business Management, Nova Jersey, v. 57, n. 4, p. 1559–77, 11 out. 2019.
AUDRETSCH, D. B.; BELITSKI, M. Entrepreneurial ecosystems in cities: establishing the framework conditions. Journal of Technology Transfer, Berlim, v. 42, n. 5, p. 1030–51, 1 out. 2017.
BJERKE, B. Entrepreneurship, space and place. Em: BILL, F.; BJERKE, B.; JOHANSSON, A. W. (Ed.). (De)Mobilizing the Entrepreneurship Discourse: Exploring entrepreneurial thinking and action. Cheltenham: Edward Elgar, 2010. p. 97–122.
BROWN, R.; MAWSON, S.; ROCHA, A. Places are not like people: the perils of anthropomorphism within entrepreneurial ecosystems research. Regional Studies, Londres, v. 57, n. 2, p. 384–96, 2022.
CABRAL, L.O. (2000). A paisagem enquanto fenômeno vivido. Geosul, Florianópolis 15(30), 34–45.
CLAVAL, P. Geografia cultural: um balanço. Revista Geografia, Londrina, v. 20, n. 3, p. 5–24, 2011.
COSGROVE, D. E. Geography is everywhere: culture and symbolism in human landscapes. Em: GREGORY, D.; WALFORD, R. (Ed.). Horizons in Human Geography. Londres: MacMillan, 1989. p. 118–35.
CUCHE, D. A noção de cultura nas cências sociais. Florianópolis: EdUSC, 1999.
DARDEL, E. O Homem e a Terra: Natureza da realidade geográfica. São Paulo: Perspectiva, 2011.
DUNCAN, J. S. The city as text: the politics of landscape interpretation in the Kandyan kingdom. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
FELD, B.; HATHAWAY, I. The Startup Community Way: Evolving an Entrepreneurial Ecosystem. Hoboken: Wiley, 2020.
FRITSCH, M.; WYRWICH, M. Regional knowledge, entrepreneurial culture, and innovative start-ups over time and space – an empirical investigation. Small Business Economics, Berlim, v. 51, n. 2, p. 337–53, 2018.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
GILL, R.; LARSON, G. S. Making the ideal (local) entrepreneur: place and the regional development of high-tech entrepreneurial identity. Human Relations, Califórnia, v. 67, n. 5, p. 519–42, 2014.
GUIMARÃES, S.T.L. (2002). Reflexões a respeito da paisagem vivida, topofilia e topofobia à luz dos estudos sobre experiência, percepção e interpretação ambiental. Geosul, Florianópolis, 17(33), 117–142.
HUBNER, S.; MOST, F.; WIRTZ, J.; AUER, C. Narratives in entrepreneurial ecosystems: drivers of effectuation versus causation. Small Business Economics, Berlim, v. 59, n. 1, p. 211–42, 1 jun. 2022.
ISENBERG, D. The Entrepreneurship Ecosystem Strategy as a New Paradigm for Economic Policy: principles for cultivating entrepreneurship. Boston: The Babson Entrepreneurship Ecosystem Project, 2011.
MÜLLER, S.; KORSGAARD, S. Resources and bridging: the role of spatial context in rural entrepreneurship. Entrepreneurship & Regional Development, Londres, v. 30, n. 1–2, p. 224–55, 2017.
NAME, L. O conceito de paisagem na geografia e sua relação com o conceito de cultura. GeoTextos, Salvador, v. 6, n. 2, 163-186, 2011.
NEUMEYER, X.; SANTOS, S. C.; MORRIS, M. H. Who is left out: exploring social boundaries in entrepreneurial ecosystems. Journal of Technology Transfer, Berlim, v. 44, n. 2, p. 462–84, 2019.
OGUNSEITAN, O. A. Topophilia and the Quality of Life. Environmental Health Perspectives, v. 113, n. 2, p. 143–48, 2005.
OLIVEIRA, J.; ROCA, Z.; LEITÃO, N. Territorial identity and development: from topophilia to terraphilia. Land Use Policy, Amsterdã, v. 27, n. 3, p. 801–14, 2010.
RELPH, E. C. As bases fenomenológicas da Geografia. Geografia, Rio Claro, v. 4, n. 7, p. 1–25, 1979.
SARASVATHY, S. DEW, N.; VELAMURI, S. R.; VENKATARAMAN, S. Three views of entrepreneurial opportunity. Em: ÁCS, Z.; AUDRETSCH, D. (Ed.). Handbook of Entrepreneurship Research: an interdisciplinary survey and introduction. Londres: Kluwer Academic Publishers, 2003. p. 141–60.
SAXENIAN, A. Regional advantage: culture and competition in Silicon Valley and Route 128. [s.l.] Harvard University Press, 1994.
SCHUMPETER, J. A. The theory of economic development. New Jersey: Transaction Publishers, 1983.
SIFFERT, P. V.; GUIMARÃES, L. O. Entrepreneurial ecosystem and sustainability as catalysts for regional development: proposition of a theoretical framework. Interações, Campo Grande, MS, v. 21, n. 4, p. 739–52, 2020.
SORENSON, O. Social networks and the geography of entrepreneurship. Small Business Economics, Berlim, v. 51, n. 3, p. 527–37, 2018.
SPIGEL, B. Bourdieuian approaches to the geography of entrepreneurial cultures. Entrepreneurship and Regional Development, Londres, v. 25, n. 9–10, p. 804–18, 2013.
SPIGEL, B. The Relational Organization of Entrepreneurial Ecosystems. Entrepreneurship: Theory and Practice, Califórnia, v. 41, n. 1, p. 49–72, 2017.
STAM, E. Entrepreneurship, evolution and geography. Em: BOSCHMA, R.; MARTIN, R. (Eds.). The Handbook of Evolutionary Economic Geography. Cheltenham: Edward Elgar Publishing, 2010. p. 139–61.
STEFENON, R.; GIMENEZ, F. A. P. Entrepreneurial ecosystems: a configurational research approach. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 12, n. 1, p. 7, 2023.
SUSSAN, F.; ACS, Z. J. The digital entrepreneurial ecosystem. Small Business Economics, Berlim, v. 49, n. 1, p. 55–73, 2017.
SZERB, L.; LAFUENTE, E.; HORVÁTH, K.; PÁGER, B. The relevance of quantity and quality entrepreneurship for regional performance: the moderating role of the entrepreneurial ecosystem. Regional Studies, Londres, v. 53, n. 9, p. 1308–20, 2019.
THOMAS, D. F.; GAEDE, D.; JURIN, R. R.; CONNOLLY, L. S. Understanding the Link Between Business Organizations and Construction of Community Sense of Place: The Place Based Network Model. Community Development, Oxford, v. 39, n. 3, p. 33–45, 2008.
TUAN, Y.-F. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: DIFEL, 1980.
WELTER, F.; BAKER, T.; WIRSCHING, K. Three waves and counting: the rising tide of contextualization in entrepreneurship research. Small Business Economics, Berlim, v. 52, n. 2, p. 319–330, 2019.
WILLIAMS, C. C. Socio‐spatial variations in the nature of entrepreneurship. Journal of Enterprising Communities: People and Places in the Global Economy, Bradford, v. 1, n. 1, p. 27–37, 2007.
WILLIAMS, N.; WILLIAMS, C. C. Evaluating the socio-spatial contingency of entrepreneurial motivations: A case study of English deprived urban neighbourhoods. Entrepreneurship & Regional Development, Londres, v. 24, n. 7–8, p. 661–84, 2012.
WYRWICH, M.; STUETZER, M.; STERNBERG, R. Entrepreneurial role models, fear of failure, and institutional approval of entrepreneurship: a tale of two regions. Small Business Economics, Berlim, v. 46, n. 3, p. 467–92, 2016.
YUKO, A. Entrepreneurship and regional culture: the case of Hamamatsu and Kyoto, Japan. Regional Studies, Amsterdã, v. 43, n. 3, p. 495–512, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paulo Vitor Siffert, João Paulo Moreira Silva, Liliane de Oliveira Guimarães, Paula Karina Salume
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.