Ciências na Rota: uma análise do trinômio “pesquisa, ensino e extensão”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v25i1.4202

Palavras-chave:

pesquisa, ensino, extensão, Rota Bioceânica, Universidades

Resumo

A pesquisa no Brasil percorreu um longo caminho até a sua inserção junto ao ensino e à extensão, sendo que um dos objetivos desse trinômio é a capacitação de profissionais atentos às necessidades sociais contemporâneas. Hoje, um dos temas profícuos para a academia brasileira é a construção da Rota Bioceânica. Com o objetivo de mapear o que tem sido produzido cientificamente, foi realizada uma revisão integrativa da literatura, utilizando as bases virtuais SciELO e Portal de Periódicos da Capes. Como complementação, analisou-se o Diretório de grupos de pesquisa registrados no CNPq. As buscas resultaram em 66 artigos e 02 grupos de pesquisa. O primeiro artigo encontrado sobre a temática foi publicado em 2000 e, quase duas décadas depois, em 2018 ocorreu uma propulsão nas produções brasileiras. A Revista com mais publicações foi a Interações, os grupos que mais publicaram fazem parte da Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana (UniRila), com predominância dos brasileiros. Concluiu-se que há uma concentração das publicações no Mato Grosso do Sul, Estado aonde a Rota vem sendo construída e, internacionalmente, os estudos se limitam aos países envolvidos. Os temas mais abordados são referentes ao turismo, desenvolvimento territorial e infraestrutura. As lacunas apontam para a falta de envolvimento de docentes e discentes de outros Estados brasileiros, a homogeneidade nos componentes dos grupos registrados no Diretório, apesar da UniRila estar ativa e demonstrar parcerias em torno da elaboração das investigações. Há também hiatos relativos a outros temas essenciais e ausência de abordagens inerentes à extensão, sendo evidenciados o ensino e a pesquisa.  A revisão demonstrou que a Rede ainda é nova e tem muito a ser trabalhado, inclusive a ciência é uma das aliadas na perspectiva do posicionamento do Mercosul no Pacífico, nas cooperações internacionais e no desenvolvimento territorial.

Biografia do Autor

Raquel Silva Barretto, Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Psicóloga pela Universidade Federal Fluminense. Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser (ESP/SES).

Inara Pereira da Cunha, Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Odontóloga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser (ESP/SES).

 

André Vinícius Batista de Assis, Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Diretor e sanitarista na Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser (ESP/SES).

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Publicado

2024-03-21

Como Citar

Barretto, R. S. ., Cunha, I. P. da ., & Assis, A. V. B. de . (2024). Ciências na Rota: uma análise do trinômio “pesquisa, ensino e extensão”. Interações (Campo Grande), 25(1), e2514202. https://doi.org/10.20435/inter.v25i1.4202

Edição

Seção

DOSSIÊ III: O PAPEL DA UNIRILA NOS "DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO NA ROTA BIOCEÂNICA (BRASIL, PARAGUAI, ARGENTINA E CHILE)"