Velejar e observar: percepções sobre os serviços ecossistêmicos culturais de acordo com os participantes do projeto “Escolinha de Vela Rio São João” (RJ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v25i2.3743

Palavras-chave:

Bacia Hidrográfica, Projeto Social, Sustentabilidade, Esporte

Resumo

Em 2015, foi criado o projeto socioesportivo “Escolinha de Vela Rio São João”, com o objetivo de introduzir o esporte náutico como ferramenta educativa para crianças e adolescentes em risco social da região. O objetivo deste trabalho foi avaliar os serviços ecossistêmicos culturais do Rio São João na ótica dos integrantes do projeto social. O estudo se deu na sede do projeto por meio de entrevistas semiestruturadas com os participantes, seguidas da análise das entrevistas. Os resultados mostraram que existe correlação positiva entre os serviços culturais ecossistêmicos estéticos e os de lazer e turismo. Entre os serviços estéticos, destacam-se a beleza cênica do pôr do sol, o visual do Morro de São João e a Ponte Quebrada; enquanto os de Herança Cultural, baseados no aprendizado associado aos rios, também se destacaram. A percepção dos (des)serviços culturais ecossistêmicos também apresentaram uma alta frequência entre os entrevistados, principalmente aqueles (des)serviços associados à poluição e periculosidade de alguns locais do Rio São João. Conclui-se que os serviços ecossistêmicos culturais relevantes para os participantes deste projeto social são aqueles ligados ao lazer, à estética, e aos aprendizados de herança cultural. Projetos sociais são criados com o objetivo de mudar a realidade de crianças, adolescentes e até de adultos em situação de vulnerabilidade social. Assim, a preservação do ambiente em que este projeto desempenha as suas atividades é crucial para cumprir sua função.

Biografia do Autor

Maria Silvina Bevilacqua, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidad Nacional del Litoral, Argentina. Técnica em Pesquisa na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Rodrigo Weber Felix, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Pós-doutor no Laboratório Integrado de Ecologia Aquática na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENP).

Amanda Vitório, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Rafael Nogueira Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Adjunto IV na UFRJ.

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Publicado

2024-07-03

Como Citar

Bevilacqua, M. S., Weber Felix, R., Vitório, A. ., & Costa, R. N. . (2024). Velejar e observar: percepções sobre os serviços ecossistêmicos culturais de acordo com os participantes do projeto “Escolinha de Vela Rio São João” (RJ). Interações (Campo Grande), 25(2), e2523911. https://doi.org/10.20435/inter.v25i2.3743