Chamada para Dossiê Temático II: 'Desafios da Integração na Rota Bioceânica (Brasil, Paraguai, Argentina e Chile)'

2021-04-14

Interações − Revista Internacional de Desenvolvimento Local informa a abertura da seleção de artigos científicos para o Dossiê Temático II: Desafios da Integração na Rota Bioceânica (Brasil, Paraguai, Argentina e Chile), com publicação prevista para dezembro/2021. Julga, assim, ampliar as possibilidades de publicação de mais investigadores(as) que nos procuram, de forma crescente, e dos demais que fizeram parte do Dossiê I, lançado em 2019.

Aceitaremos artigos que estabeleçam boa transversalidade entre a linha temática do periódico e os assuntos emergentes relacionados à temática.

 O Dossiê Temático II se compõe de um conjunto de artigos em torno de temas que se relacionem com as pesquisas realizadas pela Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana (UniRila) e que expressem uma contribuição julgada relevante para a área de escopo da revista. Por isso, aconselhamos os(as) possíveis proponentes a lerem com atenção, no endereço eletrônico da revista, quais os focos de interesse disciplinar e os campos derivados inter e transdisciplinares.

Articulou-se, desta forma, uma estratégia de publicação contemplando discussões referentes aos estudos já realizados e que se relacionam com o Corredor Bioceânico e suas demandas.

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

  1. Todos os artigos devem apresentar uma clara interlocução com o tema Desafios da Integração na Rota Bioceânica (Brasil, Paraguai, Argentina e Chile), tendo como cenário de fundo a área de escopo da revista, originalidade no tratamento do assunto, consistência e rigor argumentativo, riqueza conceitual na formulação dos eventuais problemas e irreprimível qualidade científica do texto. Na submissão, deve-se claramente mencionar “Proposta para Dossiê”.
  2. Este Dossiê será publicado apenas em duas línguas: Inglês ou Espanhol. Os artigos escritos em Língua Portuguesa e aprovados pela Comissão Editorial deverão ser obrigatoriamente reenviados em Língua Espanhola ou Língua Inglesa. Importante frisar que a falta de qualidade da tradução é motivo de devolução aos(às) proponentes dos textos. O reenvio deverá ser efetuado sempre dentro dos prazos estipulados para o Dossiê Temático, sob pena de exclusão.
  3. Quanto às regras de estilo e apresentação formal (tipo e tamanho de letra, margens, referências bibliográficas etc.), os artigos submetidos para o Dossiê devem seguir exatamente as mesmas normas de submissão na demanda contínua, as quais estão detalhadamente desenvolvidas no endereço eletrônico da revista (https://interacoesucdb.emnuvens.com.br/interacoes/about/submissions). O não cumprimento destas normas implica a exclusão da proposta.
  4. Exige-se, para a submissão, que os(as) autores(as) tenham o título de doutor(a), e os coautores(as), o título de mestre, com o número mínimo de dois autores(as) e o máximo de cinco autores(as).
  5. O título deve ter, no máximo, 15 palavras, devendo ser apresentado em Inglês, Espanhol e Português. O resumo deve conter de 150 a 250 palavras, em Português, Inglês e Espanhol, seguido de no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave, que também devem estar nos três idiomas. Os resumos em língua estrangeira devem ser elaborados em consonância com as respectivas normas gramaticais; traduções automáticas não serão consideradas.

6.Todos(as) os(as) autores(as) do manuscrito devem ser nomeados(as) e vinculados(as) ao artigo, exclusivamente, no campo indicado no sistema de submissão, sendo obrigatório informar o ORCID, bem como o resumo da biografia, endereço postal, telefone e a filiação institucional.

  1. As figuras (fotos, desenhos e mapas), quadros e gráficos devem ser coloridos (quando for o caso), ter resolução mínima de 300 dpi e formato JPG ou PNG, sendo incorporados ao manuscrito.
  2. Os membros da Comissão e pareceristas poderão submeter artigos para avaliação e o processo será conduzido dentro das normas da revisão cega dos pares.

Datas a serem observadas:

DIVULGAÇÃO

Abril 2021

SUBMISSÃO

De 30/04 a 30/06

ACEITAÇÃO

Até 30/07

REENVIO: ESPANHOL OU INGLÊS

15/08

PREVISÃO DA PUBLICAÇÃO

Dezembro 2021

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  1. A revista Interações, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), tem o compromisso com a observância das boas práticas de ética na gestão dos manuscritos, que envolve editores(as), pareceristas e autores(as). No que diz respeito à verificação de plágio e autoplágio pelo software, todos os artigos que ultrapassarem 25% de plágio, incluindo a autocitação, serão analisados pela Equipe Editorial, que solicitará posicionamento dos(as) autores(as), caso necessário, e apresentará posicionamento final.
  2. Não será aceita inclusão posterior de autores(as) após a submissão do manuscrito.
  3. Ao iniciar o processo de submissão do manuscrito, os(as) autores(as) devem verificar a sua conformidade aos itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas.
  4. Não serão aceitas propostas submetidas simultaneamente a outro periódico nacional ou internacional.
  5. O manuscrito deverá seguir as normas recentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
  6. Os(As) editores(as), após consulta aos elementos do Comitê Científico da revista, reservam-se o direito de resolver qualquer caso omisso que venha a ocorrer, salvaguardando, em particular, a qualidade científica da revista, assim como o cumprimento do prazo oficial regular de publicação.